quarta-feira, julho 19, 2006

O "simplex" é uma merda...

... na parte que toca ao funcionamento personalizado das finanças.

Eu sei que até já posso entregar inícios de actividade (alguns) pela internet, mas há quem goste de ter logo os documentos autenticados e tal, portanto quando vou a uma repartição de finanças fico à espera de eficiência.
Resumindo:
1- Continua-se a tirar uma senha e continua-se à espera de vez. (Hora e meia de espera.)
2- Quando chega a vez, tudo depende de quem nos atende. (Formação para quê?)
3- Se estiver quase na hora de fechar quando somos atendidos, tentam despachar-nos em 3 tempos, dá cá, toma lá e se não correr bem volte. (Vá lá abrem as portas quando tocamos à campaínha, mas nem sempre existe campaínha a funcionar. O que vale são as empregadas de limpeza que têem chaves de tudo.)
4- O sistema informático ou não funciona, ou vai abaixo, ou os funcionários excedem o tempo que têem para introduzir dados. (Refilam para nós ouvirmos, mas devem ser incapazes de refilar com quem de direito.)
5- Há muitos que não sabem como é que "aquilo" se preenche e alegam que com tanta mudança não conseguem fixar o que têem que preencher. (Faço uma cara de parva convicente e espero pacientemente.)
6- Manualmente a coisa vai lá, mas 2 fotocópias e um carimbo custam 0,52 €. (E é para quem quer.)
7- Mandam as pessoas para a tesouraria sem documentos de liquidação e da tesouraria devolvem as pessoas à procedência, não existindo comunicação entre os serviços. (Eu faço tudo o que me mandam, porque não vou lá para me chatear. Era fodido se fosse.)
8- Um cartão custa 18,70€. (Até parece que é de crédito.)
9- Internamente funcionam tal e qual como há 10 anos atrás. (Juro!)