terça-feira, janeiro 04, 2005

"A bem da verdade"... e isso!

No post "económico" sobre a Economia e tal, eu escrevi que os Advogados cobravam 5% de IVA.
Estava a pensar só nos mais desfavorecidos...
Penso sempre neles!
Não me apeteceu virar-me para os doentes que precisam de medicamentos e coisas assim e escrevi assim:
«Tirando os médicos, actores e os relacionados com o artº 9º do CIVA que não cobram IVA e os advogados e outros que tais que cobram 5% do tal dito cujo, todos os outros ajudam o Estado, cobrando 19% do cabrão!»
Olha, citei-me...
Que giro!
E tive um comentário, muito "perspicaz"...

"A bem da verdade que a autora deste blog assume defender, sugiro que corrija que a taxa de IVA cobrada pelos advogados é, na maior parte, 19% e não 5% como escreveu neste post.
Já agora, o facto de não cobrar IVA ou de o fazer a uma taxa inferior, nalguns casos, não fica ao critério de cada um, mas por imposição legal. Acrescente-se ainda que, na minha opinião pessoal, afirmar ou dar a entender que só quem cobra IVA a 19% é que ajuda o Estado, é no mínimo de mau gosto, para não dizer muito pior."

Agora citei um comentário de uma pessoa que por aqui passou "de visita"...
Fica giro!
Ok...
Sou uma palerma que escolheu um péssimo exemplo e quero corrigir o IVA aos Advogados e ao Estado!
Cá vai...
LISTA I
BENS E SERVIÇOS SUJEITOS A TAXA REDUZIDA
(Redacção dada pelo artigo 41.º da Lei n.º 2/92, de 9 de Março)
(...)
2.8 - Prestações de serviços, efectuadas no exercício das profissões de jurisconsulto, advogado e solicitador a reformados ou desempregados, identificados como tais, às pessoas que beneficiem de assistência judiciária, a trabalhadores, no âmbito dos processos judiciais de natureza laboral, e a qualquer interessado, nos processos sobre o estado das pessoas.
(...)

Pronto!
Cá está um "critério" digno do Estado, a tal "imposição legal" que faz com que eles ganhem IVA com as desgraças do Povo, tanto nos medicamentos, como na advocacia...
Quanto ao andarmos cá para ajudar o Estado, nem comento, porque se comentasse tinha que escrever que o Estado é que anda cá para nos ajudar a nós, o que é mentira e eu gosto muito da frase "a bem da verdade"!
Pior, pior que o meu "mau gosto" em escrever merdas destas é o "bom gosto" dos Governantes...
Aqueles gostos "finos", "caros" e assim-assim...
Claro que acho normal, que paguemos todos o Imposto sobre o Valor Acrescentado!
Uma gaja trabalha e recebe honorários, ao que "acrescenta" um imposto, imposto pelo Estado (seja a taxa o que for, caguei!), uma gaja trabalha e paga a Segurança Social, por causa das doenças e também paga porque tem rendimentos, enquanto o Estado pega neste dinheirinho e esbanja-o!
Não?
Pois claro que não, lá estou eu a ser palerma outra vez...
Não tem importância, eu não me importo de ser uma revoltada com o "Sistema"!
Podiam baixar os impostos, se baixassem com as regalias, mas é maluquice minha!
Podiam preocupar-se em nos ajudar a ganhar dinheiro, mas isso é um delírio meu!
Vamos lá todos continuar a "ajudar o Estado", porque um tsunami em S. Bento está fora de questão e os donativos assim, nunca mais vão chegar...

Masked Smiley