terça-feira, agosto 09, 2005

Sessão de esclarecimentos, ou melhor dizendo, post da treta...

Nem todos os que têm um blog, se podem gabar de terem um leitor firme e hirto.
Eu posso!
:)
O João Costa sempre atento, comentou assim o post anterior:
«Agora é que não entendi nada do que escreveste. A isto é que eu chamo linguagem isotérica. Queres dizer que apanhar faltosos é trêta? Falas em independentes, senhorios e servicinhos e fico como boi a olhar para Palácio(salvo seja, o boi).
A única coisa que entendi bem, aliás já sabido de posts anteriores, é que sou uma grande puta. Não porque receba muito,mas porque o meu desprazer é enorme.»

Não mistures alhos com bugalhos, que fico aflita!
Linguagem isotérica é uma coisa e linguagem fiscal é outra coisa...!
O que eu sei é que as notícias são escritas por seres humanos, logo são imperfeitas à partida.
A ideia com que se fica ao ouvir uma notícia neste estilo: "O fisco aperta o cerco. Vão ser enviadas cartas a 200.000 contribuintes que não entregaram a declaração de IRS refente a 2004, sugerindo que se desloquem à Repartição de Finanças a fim de regularizarem a situação.», é que eles estão a ficar eficientes no tal "combate à fraude fiscal".
A mim não me enganam eles, porque trabalho nisto desde os 20 anos de idade, no tempo do Imposto Profissional!
Neste caso, o fisco está apenas a pedir que entreguem a declaração de IRS a todos os que eles sabem que tiveram rendimentos, ou seja, através das declarações feitas pelas entidades pagadoras (as que entregaram isso), eles vão catar os números de contribuinte que não cumpriram a obrigação fiscal.
Não é nenhum "apertar de cerco" e tal.
Vão gastar dinheiro no correios, para simplesmente devolverem mais dinheiro aos contribuintes, que o que podem vir a cobrar de IRS.
O IRS é mais uma receita mensal, que anual.
Os valores retidos quer a trabalhadores dependentes ou independentes (fora o resto)são entregues até ao dia 20 do mês seguinte em que ocorreu a retenção.
Pela experiência profissional que adquiri, as declarações de IRS geralmente dão origem a reembolsos ao contribuinte, bastando ter algumas despesas de saúde, a despesa com a casa e mais uns adubos, o que significa que o valor que é cobrado mensalmente é superior ao imposto anual.
Os 200.000 faltosos são na maioria dos casos, os faltosos de sempre.
Os faltosos de sempre são na maioria dos casos, os que não gostando de papéis, acham que já pagaram o imposto mensalmente e não se estão para chatear.
Os que não se estão para chatear costumam ter IRS a receber depois dos acertos, mas não "contam com esse dinheiro" para nada.
Quem tem rendimentos elevados, entrega a declaração de IRS, garanto eu.

(Já 'tou cansada!)
Então agora diz-me lá se não era mais vantajoso para o Estado se ficassem quietinhos... poupavam o dinheirinho nos correios e não se arriscavam a reembolsar para cima de 150.000 contribuintes, se fossem todos a correr às Repartições de Finanças... topas?
O trauma da sopa e do bicho papão tem repercussões desastrosas na sociedade, já que continuam pela vida fora a dar a ideia que se não comes a sopa, o bicho papão descobre-te e papa-te a ti... topas?
Os das fraudes fiscais são outros, coitados!

E após várias interrupções, sem voltar a ler esta merda, para não ficar enjoada, pedindo desculpa por alguma omissão por esquecimento, despeço-me com um BOM DIA e um AQUI JÁ CHOVE...!