sexta-feira, janeiro 30, 2004

Como eu me sentia em 2002 no dia que fiz 40 anos...

Olá meus amigos,

Que hoje dia 7 de Julho de 2002 algo mude nas nossas vidas, este é o meu desejo!
Que o Universo sinta a nossa energia. Precisamos mudar o Mundo!
Este texto escrito em "kidprint" (achei bonito :) ), é próprio da idade vão pensar vocês, mas enganam-se, é próprio de quem está como eu estou! Doida!...
Como sabem hoje "comemoro" a entrada nos 40 verões! Já chegou o verão este ano, né? :)
Como também sabem, não há "motivos" para haver festa, mas viver é uma festa e eu tenho vocês! Cada um faz parte do meu Mundo e só por isso e pela minha filha, é para mim um excelente motivo para Vos dizer que, gosto de vocês, porra! E é difícil apanhar-vos todos juntos. E nem sempre estou com pachorra para isso, também! E depois, vocês têm a vossa vidinha, os vossos problemazitos e eu só sou para eles chamada se assim o entenderem, né assim? :)
Mas agora, tá dito: todos vocês habitam o meu coração, todos me passam pela cabeça volta e meia e à meia volta. Nesta parte, estamos todos de acordo e penso ser recíproco, mas como mudar o Mundo?
Fácil! Eu mudo o meu Mundo, vocês mudam o Vosso e assim sucessivamente!
Estou doida, eu sei! Sempre o fui! E lembro-me dos Resistência que cantam: "Quando alguém nasce, nasce selvagem... Não é de ninguém!", e sempre senti que não sou daqui! Não é uma coisa de nacionalidade, é uma coisa de não me identificar com esta forma de nascer, viver e morrer. É como se só tivesse vindo cá para jogar matraquilhos e assim que o jogo acabar, lá vou eu para onde pertenço.
Onde é que isso fica? E quando é que vou? E que fazer entretanto?
Trabalhar, ganhar e gastar dinheiro, dormir, alimentar-me, curtir? É isso? Para isto, passei a etapa de bébé, de criança, de adolescente e tornei-me adulta? Serei-o? Neste últimos meses tenho sentido que, nada disto faz sentido! É absurdo! Ninguém tem razão e todos temos razão e... razões!
Que Mundo é este que nos coloca numa posição logo perdedora à partida? Nascemos e adquirimos logo uma nacionalidade, uma cultura, uma religião. É a família que tem a "missão" de nos ensinar a maior parte das tradições, crenças, costumes e mais um monte de disparates que engolimos e nem piamos!
Piu! Piu, piu!
Devo ser mesmo estranha e por isso chamam-me nomes que ajudam as pessoas a dividir e classificar, os outros e a elas próprias, por grupos, por classes e por mais outro Everest de disparates estilo, eu, que sou Sportinguista e Anarca! :)
Poizé! Mas dou-me com tarados do Benfica e não só, com Democratas de qualquer assoalhada, Comunistas de qualquer religião e sempre achei um passatempo porreiro tentar perceber quem são vocês e o que fazem aqui. :)
Devemos ter coisas em comum, né? Eu estou farta disto! Não estou a achar graça nenhuma a esta merda! Que piada é que tem ter que agir como pessoa adulta se tenho a certeza que pouco sei e o que sei é que pouco sei, mesmo? Que piada é que tem chegar a esta idade e ver o Mundo todo torto? Que piada é que tem trabalhar para ganhar dinheiro, para pagar para viver aqui? Que piada é que tem morrer? E lá irei eu deitada... e até lá... é para o lado que eu durmo melhor!
Será?
A minha mãe morreu há 37 dias e faz daqui a meia hora, 40 anos que me deu vida. Obrigada mãe!
Com ela aprendi o que ela não me ensinou. Ela também não sabia o que me deveria ensinar e ensinou-me o que lhe tinham ensinado a ela, que tinha ouvido dizer ou que a vida lhe tinha ensinado. Uma das coisas que me vou sempre lembrar é, que, ela conseguiu viver 18 anos com um corpo doente. Espírito forte e dominador. Crente em Deus, sempre preocupada com o que as outras pessoas diriam e sempre convicta do que afirmava, quer fosse certo, que fosse errado.
E ela já partiu! Fiquei cá eu a sentir que, nada disto faz sentido! Nem os procedimentos, nem os rituais! Eu não quero nada disto, para mim! Quero ter força para mudar isto! Não quero que a minha filha passe por tudo isto. Quero tentar "dar a volta" à cena! Quero uma festa em que se possa rir e chorar conforme a vontade! Só é permitido chorar de saudades físicas! O importante vai ser sorrir porque gostavam de mim! O importante é que todos temos sentimentos e mais importante ainda é não os esconder, nem os rejeitar. Se é preciso chorar, chora-se! Porque rir, meus amigos, é tão fácil. Basta que não nos doa nada, né?
Não vou escrever aqui e agora como quero que seja e só espero ter tempo para preparar tudo antes de ir... como tantos que já foram e todos os que estão hoje vivos irão! Tentei um dia pensar se seria possível saber o que cada ser humano sentiria em determinado dia, a determinada hora e fiquei mais uma vez com a certeza que ninguém sabe ao certo quem é, donde vem e para onde vai.
Mas fingimos todos que sabemos! Explicamos aos filhos que cá em Portugal é assim! Mandamo-los à escola para eles aprenderem a aceitar o Mundo! Ensinamo-los a ter sentimentos e depois exigimos que finjam que "tá tudo bem"!
Sinto-me uma idota, a levar uma vida idiota, num Mundo idiota!
Quero parar com toda esta vida idiota! Quero ir para os arredores de qualquer lado! Quero ir para um sítio onde não me obriguem a conviver com pessoas que nada me dizem e que nada têm para me ensinar. Quero pensar em paz. Quero trocar pensamentos, ideias ou cromos. Quero ter um espaço onde possa estar com vocês e com os vossos amigos e os vossos amigos com os amigos dos amigos deles. A fazer o quê? A fazer qualquer coisa para mudar o meu Mundo, que possa ajudar também o Mundo de qualquer um de vocês ou dos amigos do Porto Ferreira.