E antes que comecem as notícias das 13 h, aqui fica a minha ideia exposta...
Se legalizarem a "cunha" eu prometo achar normal e até me disponibilizo a tentar viver dessa maneira!
Mas preciso de ver "rubricas" das pessoas influentes em determinado acto burocrático, para não me sentir constrangida!
Bem vistas as coisas, suponho que até reduziríamos as listas de espera nos Hospitais!
Qualquer assunto a ser tratado seria assim acelerado normalmente e deixaríamos de ser considerados "uns atrazos de vida"!
Se atribuirmos um valor simbólico a ser entregue ao "rubricador" influente, poderia o mesmo ser declarado na declaração fiscal, como "gratificações"!
Deixo aqui um exemplo:
Uma pessoa não se sente capacitada para trabalhar e precisa de se reformar por incapacidade para o trabalho...
Com o formulário próprio (teriam que ser todos alterados, o que até é bom porque gera receita para o Estado, e no verso teria o espaço próprio para as rubricas), a pessoa em questão solicitaria rubricas de todos os que, possam "atestar" a capacidade.
Quando se dirigisse à Instituição, neste caso a Segurança Social, seria feito automáticamente o processamento da respectiva reforma e o cheque chegaria logo no mês seguinte.
Imaginem a poupança de esforço burocrático que seria.
Na Segurança Social ninguém teria necessidade de confirmar os dados e as declarações prestadas.
Ficaria muito pessoal disponível para as verdadeiras "Obras e Ajudas Sociais".
No que diz respeito aos Desempregados, por exemplo, bastaria que levassem a rubrica dos patrões, dos colegas de trabalho, dos comerciantes em que se abastece e de alguns familiares e amigos que costumam "dar uma ajudinha", para mal o formulário fosse entregue, no mês seguinte estaria disponível o cheque do que realmente lhe era devido.
Será que a "Cunha" não é legalizada porque ninguém acredita nas "assinaturas" e/ou "rubricas?
Então ainda se acredita na palavra das pessoas?
Porque não se legaliza a "Cunha" e mostramos a nossa eficiência?
Se uma rubrica custasse 1 euro...
... e...
... as gratificações ficassem isentas de IRS...
... o Estado só teria a ganhar com isso. Pouparia custos (que são enormes) com o armazenamento de papéis e mais papéis, a verificação de todos os processos (que envolve custos até de saúde quando os funcionários públicos metem um atestado) e até na electricidade já que deixariam de ser necessários tantos "sistemas informáticos" e por aí fora... etc...
Por exemplo, alguém morre...
Neste caso algum familiar dirige-se já com o impresso rubricado pelos familiares, pelo médico (nem era preciso certidão de óbito), pelo agente funerário (e evitava-se todos aqueles papéis mórbidos), pelo padre (e o valor da gratificação reverteria automaticamente para a Igreja correspondente), pelo coveiro (e poderiam ser contratados muitos mais, mesmo porque fazem muito mais falta que, no serviço de informação da Seguranção Social, por exemplo) e por quem mais quisesse assinar o "formulário de condolências" e o Estado pagava logo o Funeral.
Eu tenho uma imaginação tão grande, tão grande que sonho com um Mundo melhor. A minha visão é enorme. É de longo alcance. Oiço um "click" e vejo logo como seria o nosso avanço económico. Uma visão Raio-X que me permite ver poupar dinheiro nos custos administrativos do Estado e quem sabe conseguir (poupando dinheiro na mesma) aumentar qualquer coisa aos tais que ganham mais de 1.000 euros.
Post Spectacológico: O Estado sente-se no direito de cobrar 19% de IVA a quem trabalha individualmente ganha mais de 831,33 euros. E nem pensam nos custos que envolve ganhar 850 euros (por exemplo).
Afinal trabalham eles para nós ou nós para eles?
Malta, legalizemos a "cunha" e mostremos-lhes como é que eles deviam trabalhar legalmente!
E nos Hospitais?
Acabavam-se com as senhas de várias cores, com as triagens e todas as burocracias que uma simples mudança de penso envolve...
(Esta parte terá desenvolvimento à "post"eriori... é...)
Não é uma ideia brilhante?
Podem desenvolver a teoria e até fazerem contas...
Eu não preciso de um "Estudo Económico" para viabilizar o projecto...
É uma questão de "visão"...
(Levantei-me com uma auto-estima do caraças... aturem-me! eheheheh)
domingo, fevereiro 08, 2004
Proposta para a legalização da "CUNHA"!
Subscrever:
Comment Feed (RSS)



|