sábado, julho 26, 2003

A personalidade... e isso!

Somos muitos!
Muitas educações, muitas culturas, muitas religiões e muitas personalidades.
A consciência individual do "eu", forma a minha personalidade e "marca" a minha individualidade.
Quando era criança aprendia e acreditava em tudo o que me diziam. Confiava nos meus pais e confiava no Mundo. Mas, aos 7 anos "tudo se desmoronou"...
Naquele Natal de 1969, descobri que todos me mentiram. O "menino Jesus" não existia!
E quantas pessoas não passaram por esta experiência?
Mas, para mim foi diferente. Durante muitos anos aquele foi o Natal mais horrível que eu tive. Hoje, foi talvez o melhor!
Natal, nascimento de Jesus, paz e amor. E eu descubro com 7 anos que o Mundo não era perfeito.
No fundo tive sorte. Conheço muitas pessoas que ainda confiam no que lhes ensinaram e basta que estejam inseridas numa família ou num grupo qualquer e nem se questionam àcerca da vida...
Com 7 anos comecei a pensar sozinha. Comecei a procurar a "verdade"!
E onde está a verdade? A verdade está "dentro de mim"...
Dou comigo às vezes a pensar, porque é que há tantas pessoas que vivem "à custa" da vida das outras pessoas. Observam os outros à procura das "falhas". Gostam de saber da vida íntima das figuras públicas, etc, etc, etc...
E, chego à conclusão que eu tive muita sorte. Comecei muito cedo a "olhar" para mim, a confiar mais em mim que em qualquer outra pessoa!
Não preciso, felizmente, de descobrir "falhas" nas outras pessoas para me desculpar das minhas próprias "falhas"...
Mas, nem todos são como eu! Eu, também podia ter fingido que aceitava, que era normal mentir a uma criança. Afinal, começa assim igual para todos...
Se não é o menino Jesus é o Pai Natal...
Todos acreditam e todos descobrem que é treta. Quase todos levam a vida na base desta "pequena" mentira e aceitam viver sem se questionarem muito.
Verdade para mim é o que eu sinto. Confio em mim.
E sempre tem sido assim. Tive sorte (a tal desculpa para tudo o que nos acontece), apesar de eu achar que somos todos muito ingénuos, acreditamos em quase tudo o que nos dizem e não questionamos muito a vida.
Porque sempre que questionamos a vida, questionamo-nos a nós próprios e isso nem todos conseguem, infelizmente...
É mais fácil falar individualmente...
É mais fácil falar dos outros...
É mais fácil viver em grupos...
Julgando, condenando, criticando os outros, perdoamo-nos a nós próprios!
Eu, não sou assim!
Obrigado menino Jesus!