quarta-feira, julho 23, 2003

Dicionário e isso...

Democracia (Gr. demokratía), s.f. sistema político fundamentado no princípio de que a autoridade emana do povo (conjunto de cidadãos) e é exercida por ele ao investir o poder soberano através de eleições periódicas livres, e no princípio da distribuição equatitava do poder; país em que existe um governo democrático; governo da maioria; sociedade que garante a liberdade de associação e de expressão e na qual não existem distinções e privilégios de classe hereditários ou arbritrários.

Confesso que ainda não percebi bem...

Liberdade (Lat. libertate), s.f. faculdade de uma pessoa poder dispor de si, fazendo ou deixando de fazer por seu livre arbítrio qualquer coisa; gozo dos direitos do homem livre; independência; autonomia; permissão; ousadia; s.f. pl. regalias; privilégios; imunidades; Liberdade de consciência: direito de emitir opiniões religiosas e políticas que se julguem verdadeiras; Liberdade de imprensa: direito concedido à publicação de algo sem necessidade de qualquer autorização ou censura prévia, mas sujeito à lei, em caso de abuso; Liberdade individual: garantia que qualquer cidadão possui de não ser impedido de exercer e usufruir dos seus direitos, exceptos em casos previstos por lei.

E chego à dita cuja...

Consciência (Lat. conscientia), s.f. verdade; honestidade; rectidão; honradez; conhecimento, ciência; facto que produz remorso; cuidado extremo com que se executa qualquer trabalho; (Psicol.) consciência do eu por si mesmo; Consciência moral: função da consciência que consiste na distinção entre o bem e mal; em Consciência: de boa vontade; meter a mão na Consciência: examinar com atenção os próprios actos ou sentimentos; objecção de Consciência: acto de recusar servir como soldado; voz da Consciência: sentimento íntimo que nos avisa do que se passa em nós, dando-nos o conhecimento das nossas acções, aprovando-as ou reprovando-as.

Puta que pariu esta merda! Só me mandam para sítios que eu já fui! Mas, que é esta merda, afinal? E vou ver o que quer dizer...

Desalinhado, adj. que está fora do alinhamento; que não tem alinho; desarrumado; desarranjado; despretencioso.

Depois viro à esquerda e encontro...

Inteligência (Lat. intelligentia), s.f. faculdade que tem o espírito de pensar, conceber, compreender; capacidade de resolução de novos problemas e de adaptação a novas situações; discernimento; juízo, raciocínio; talento; compreensão fácil, nítida, perfeita, profunda de qualquer coisa; apreensão, percepção; pessoa de grande capacidade intelectual; (fig.) conluio, ajuste, combinação; s.f. plural entendimentos secretos, combinações; quoeficiente de inteligência (Q.I.): razão entre a idade mental de uma pessoa e a sua idade real (valor normalmente expresso em percentagem); Inteligência artificial: capacidade de uma máquina imitar o comportamento humano e desempenhar funções normalmente associadas à inteligência humana, como a aprendizagem, a adaptação, a auto correcçãoo e o poder de decisão.

E lá fico eu a pensar que a língua portuguesa é muito traiçoeira!...
Pensando melhor... isto só acontece... porque do Latim parte a liberdade, a consciência e a inteligência, dos Gregos a Democracia (tudo substântivos femininos) e o resto são adjectivos!...

E... Adjectivo (Lat. adjectivu), s.m. palavra que acompanha o substantivo, determinando-o ou qualificando-o; atributo; acessório; epíteto (este vão vocês ver!)

De maneiras que, só me surge à ideia: "ele há com cada epíteto..."
Ó pa eu a ver passar os epítetos...