quarta-feira, março 10, 2004

Missão cumprida

Como "Encarregada de Educação" aconselho a malta a ler a Lei nº 30/2002 de 20 de Dezembro que "Aprova o Estatuto do Aluno do Ensino não Superior".
Disponível em:
http://dre.pt/pdfgratis/2002/12/294A00.PDF#page=2
(Eu ainda vou ler isto melhor!)

Estive entretida a ler enquanto esperava para ser "atendida".
Está afixada à entrada, perto da Secretaria e da Sala dos Professores.
O trabalho desta malta do Governo até é giro, bem vistas as coisas, claro...

Pois então o aproveitamento baixou.
Pois o aproveitamente é directamente proporcional à motivação.
Pois é...
O comportamento é bom, mas a falta de motivação leva-a a alhear-se pura e simplesmente e dá "largas à preguiça".
Pois é...

É um "círculo vicioso".
A minha filha tem um espírito muito crítico em relação aos Professores.
Desmotiva-se com o barulho, desmotiva-se com a falta de disciplina, desmotiva-se porque sente a falta de motivação dos Professores em motivar os miúdos.
E não está ela para se motivar ou motivar os outros...
Compreendo-a perfeitamente.

Nas aulas de Formação Cívica que, são dadas pela Directora de Turma que também lecciona Inglês, andam a interpretar (eu diria divagar, mas está bem) poemas.
É normal, né?
Deve ser.
A Professora explicou-me que, andavam a "aprender a definir os sonhos".
É bom sonhar.
Mas no 5º ano, Formação Cívica, "Poemas para sonhar"?
Pois...
E uma cópia de 4 páginas do livro de Língua Portuguesa, na aula de Inglês, também me parece "normal", né?
Pois...

O "pois" é da Professora.
Mas fiquei a saber que as greves são todas às 6ªs feiras.
Fiquei a saber que por causa das greves a turma da minha filha vai ficar com menos 20 "aulas" de Inglês. 10 dias portanto.
Ao ler a Lei referida lá mais acima, eu fico muito satisfeita com tudo isto.
Podemos não fazer nada, mas pelo menos temos merdas para ler...

E pronto... tenho que me "esmerar" mais como Encarregada de Educação e tenho que "inventar" motivações para a minha filha... já que está na Lei, né?
Leiam que é giro...

Há uns 3 anos comecei a ler a "Constituição da República Portuguesa" e depois "desmotivei-me", mas é fácil "motivar-me" outra vez.
Porquê?
Porque é um "livro" que dá para rir ao início e só perde a piada se o levarmos a sério.
É por levarmos estas merdas a sério que, muitas vezes andamos desmotivados...
Ah pois é...