quinta-feira, março 11, 2004

Os "mistérios" dos Ministérios e os Orçamentos!

Isto, leia-se Portugal, está mais que falido!
Eu ando com 3 Ministérios na cabeça.
O das Finanças, por motivos óbvios de profissão. Uma boa merda a todos os níveis.
O da Educação, por motivos óbvios de ser mãe de uma estudante. Fantástico, Mike! Outra bela merda.
E o da Saúde, por motivos de saúde mesmo. Eu que não estou boa da "tarola" e a xavala porque tem "massa muscular" a mais e eles acham que é melhor ela ser acompanhada. Eu cá "só vendo". Aqui a merda é só nas condições de trabalho que dão aos Médicos no Centro de Saúde e mais uns "cagalhões" que agora não interessam para nada.

Um Orçamento de Estado é parecido com um orçamento doméstico.
Repararam nas maiúsculas e minúsculas?
Então conseguem ver a diferença entre os 2.
É só no tamanho.
Ora uma gaja como eu, por exemplo, tenho um orçamento.
Prevejo um rendimento mensal (que multiplico por 12) para obter o anual.
E nem prevejo, já sei que as despesas são: renda, alimentação, electricidade, água, gás, internet, despesas com a actividade que exerço, transportes, etc...
Por médias consigo obter os gastos mensais, que também multiplico por 12, já agora...

Ora com os Gajos desGovernados é a mesma merda.
Com a diferença que eles são muitos. Ministérios, claro...
Os mistérios já são outra coisa.
Por exemplo... a partir do momento em que é "orçamentado" no Ministério da Saúde, 400.000 euros para uma porra qualquer, se quando chegados quase ao final do ano o dinheiro ainda não tiver sido gasto, vão a correr negociar uma merda qualquer a troco de uma comissão e muitas vezes até só querem a factura!
E não me venham dizer que eu estou a inventar a pólvora, porque eu já trabalhei numa empresa que era assim. E já lá vão muitos anos...
E já escrevi neste Blog que, a minha falecida mãe assistiu a muitas cenas no Hospital de Santa Maria. Garrafas de oxigénio a serem retiradas cheias, colocadas outras cheias e concerteza cobradas e com vários intermediários e "comissionistas" pelo meio.
Pois... eu sou maluca sou... sou tão maluca que me atrevo a dizer que é assim pelos Ministérios todos!
E a minha maluquice vai até onde a imaginação me levar... e leva-me precisamente às minhas dificuldades que são as mesmas que as deles!
Pois é.
Eu também nunca sei quando recebo (eles também não) e até se a receita se mantem (nem eles). Mas quer eu, quer eles temos as despesas e ambos também não sabemos quando as pagamos.

O maior mistério para mim é mesmo perceber como é que o dinheiro consegue foder a cabeça a tanta gente. A cabeça, a vida, a saúde e por aí fora...
Às vezes é mesmo aqui (no Blog) que penso e quando vou ler o que pensei, geralmente fico com outra merda para pensar.
É por isso que isto para mim é um mistério.
Olhem só o que o dinheiro fez com as vossas cabeças!
Pensem nessa merda...
Já repararam que aqueles gajos da Política não pensam em mais nada que não seja dinheiro, economia, orçamentos, despesas correntes (e é aqui que está a grande "foda fodida de foder" lá deles e não é nos ordenados, não, não!), politiquices, bens materiais e outros que tais?
Pois...
Sabem o que são as despesas correntes do Estado, não sabem?
São aquelas em que funciona na base: "Ou mamamos todos ou não mama nenhum"!
Lá em cima...

... está o tiroliro
e
cá em baixo tá o tiroliroló!
Hoje já não sai mainada... :)