quinta-feira, março 04, 2004

"Magias"

Partindo de um princípio base de que somos realmente racionais logo à nascença, temos que assumir que somos emocionais no nosso crescimento e na nossa vida de adultos.
Acho que é este o nosso (mais vosso... eheheheh) problema base.
Custa-nos assumir que somos emocionais, pois é... :)

Quando somos racionais no relacionamento com as outras pessoas, perdemo-nos em "quebra-cabeças", porque cada pessoa, por muito racional que seja está sempre sujeita às emoções e sofre "transformações" quer queira, quer não...
Basta pensar naquele tipo de notícias chatas, mas não trágicas que recebemos. Quando recebemos a notícia, podemos reagir de várias formas, dependendo do nosso estado de espírito, se estamos com alguma dor, se está um dia cinzento, se estamos bem dispostos, etc...
Ora se num nível superficial e com uma notícia apenas chata, temos várias maneiras de reagir, é quase "irracional" perceber as reacções.

A partir do momento em que assumimos apenas que somos seres emocionais, passamos a compreender muito melhor as outras pessoas.
Conseguimos entendê-las na dor, na alegria, na tristeza, etc...
Porquê?
Porque nós próprios sentimos tudo isso no nosso íntimo...

As pessoas costumam relacionar-se umas com as outras de uma forma racional. O lado emocional é íntimo e apenas é partilhado com algumas pessoas e às vezes nem isso.
Ficamos de facto com ar de heróis!
O problema é que, quando começamos a gostar de uma pessoa, isso afecta-nos emocionalmente. Não gostamos de a ver triste, ficamos contentes de a ver contente e isso assim, etc...
Então porquê um ar de racionalidade?
É uma defesa. É a "aparência" que conta e nós como seres racionais temos que saber "dar a volta" às situações emocionais.

Ser racional é uma "boa desculpa" para darmos mais importância ao que "as pessoas pensam", numa simples "fuga" ao que "nós próprios sentimos".
Depois existem aquelas situações que nos descontrolam, aquelas situações que nos causam desconforto e coisas assim parecidas que nos retiram toda a racionalidade.
Todos nós entendemos isto, porque já sentimos isto muitas vezes. Quantas vezes não ouvimos dizer: "Como é que foste capaz?" e uma resposta do género: "Passei-me!"

E cheguei onde eu queria... :)
Somos todos "passados"!
Uns mais, outros menos, outros mais ou menos, outros ainda se tentam controlar, mas o facto é que andamos todos "passados"!
A força está nas pessoas.
É uma questão de atitude (como diz uma amiga minha)!
Uma atitude positiva baseia-se num sorriso, numa palavra carinhosa, num abraço, numa não aceitação de que algo é impossível, numa compreensão silenciosa de seres emocionais que somos...
Mas... quando teimamos em ser racionais geralmente temos atitudes negativas, como criticar, julgar e condenar comportamentos e negamo-nos a entender as outras pessoas, porque no fundo negamos as nossas próprias emoções.

O meu Blog tem sido uma surpresa e tenho andado fascinada (confesso! eheheheh) com as pessoas maravilhosas que por cá passam, que por cá ficam e de quem tenho recebido muito carinho, muitos mimos, muita compreensão e muitas ajudas a todos os níveis...
O meu lado racional concluiu que a força do ser humano está no lado emocional.
Mais uma vez aqui está uma prova de que com amor tudo se consegue... :)

A "magia" está na entrega às emoções, sejam elas quais forem...
... não está na posse da razão!
A "magia" existe em todos nós...
... só temos que "reaprender" a viver como seres humanos!
Gosto das pessoas, porque as pessoas são "mágicas"...
... no entanto, evito todas as que por estarem "mal da cabeça" (como eu), me tentam levar "para baixo" quando não consigo trazê-las "para cima"!
Existem pessoas que, infelizmente, já só sabem viver racionalmente oprimidas pela Sociedade...
... e não percebem que muitas vezes é apenas uma questão de mudança de atitude, com elas próprias e com o que as rodeia.

E vou aqui prestar uma homenagem à Dina que cantou pela primeira vez este tema. Em 1981 fui uma das primeiras pessoas a ouvi-la cantar este tema, num bar chamado "Drogaria Ideal" (não faço a mínima ideia se ainda existe ou não). Arrepiei-me toda...
Senti esta letra na pele e só tenho pena de não saber cantar... :)


"Há sempre música entre nós" - Dina

Pela manhã sinto a vontade de cantar
Acordo a voz, agarro a musica no ar
Não sei bem se é por magia
Ou se é mesmo assim
Há sempre música dentro de mim

Não chores não quando a tristesa te doer
Acorda a voz, canta uma música qualquer
Qualquer música tem magia
Há na música uma alegria
Qua vibra lá dentro de ti

Há sempre música entre nós
Não chores não, acorda a voz
Cantaremos até o dia nascer
Há sempre música entre nós
Nós a cantar não estamos sós
Cantaremos até ao amanhecer

Pela manhã sinto a vontade de cantar
Acordo a voz, agarro a música no ar
Não sei bem se é por magia
Ou se é mesmo assim
Há sempre música dentro de mim.