segunda-feira, março 15, 2004

Fui às Finanças trá-lá-lá! :)

Gosto de ir no "último dia" de um prazo qualquer às Finanças.
Gosto, que hei-de fazer?
Cheguei às 15 e despachei-me antes das 17 horas.
O trabalho do Chefe hoje foi andar com o "coiso"(¹) na mão e a chamar a malta em voz alta.
Bocas do Chefe, antes das 16 horas e com o rolo das fitas na mão:
- E vá lá à Junta de Freguesia que eles estão abertos até às 20 h.
- E às 17h30m vamo-nos todos embora que é o horário de saída e a Sra. Ministra não nos paga horas extraordinárias.
- E veio no último dia porquê?
- E vá acolá aquela minha colega do fundo.
- E vá ali para dentro para o colega de camisa amarela.

Não é por nada, mas hoje a malta das Finanças já foi trabalhar mal disposta...
Bocas dos Funcionários:
- Vem no último dia e não traz nada preenchido?
- E ainda vem para aqui somar?
- Acha que vou estar a conferir alguma coisa?
- Isso está bem preenchido?
- Já viram isto?

Também não é por nada, mas gosto de observar a falta de profissionalismo ao "vivo e a cores"...
É certo que eles também são pessoas, mas falham na falta de brio profissional, na minha opinião...
Mesmo com uma Ministra como a nossa, eu se fosse funcionária das Finanças, fazia questão de cumprir as minhas tarefas com o máximo de profissionalismo possível...

Levava 5 declarações comigo:
Eu - Boa tarde.
- Boa tarde. Isto está bem preenchido?
Eu - Porque pergunta isso?
- É que se não está vem para trás.
Eu - É?
- É. Não vou conferir nem os nºs de contribuinte... depois logo se vê...
Eu - Por mim... (e encolhi os ombros)
- (carimbo e assinatura ilegível 5 vezes)
Eu - Afinal nem estava muito mal...
- Não viu que não conferi nada?
Eu - Vi. Mas referia-me a já estarem os originais e os duplicados divididinhos prontos a carimbar... não reparou?
- Nem dei por isso.
Eu - Pois... (pausa acompanhada de um olhar crítico)... então boa tarde...
- Adeus.

Arranjei ali uma amiga!
O que vale é que a esta hora já nem se lembra de mim... :)

(¹) Comando que faz funcionar o sistema de senhas