quarta-feira, abril 21, 2004

Escola, alunos, encarregados de educação e isso...

Alguém quer uma dor de cabeça?
Pela minha saúde, eu nem sei bem o que hei-de escrever sobre a reunião...

É deprimente...
Dei comigo calada e a avaliar todas aquelas pessoas.
A Directora de Turma contenta-se com uma turma "razoável" e até ficou "contente" quando uma colega lhe disse: "quem me dera ter uma turma tão jeitosinha".
Deu-me vontade de abandonar a sala...
Com a Daniela no fundo, no fundo está tudo bem, mas podia estar muito melhor se não se praticasse o "razoável" e se procurassem motivar os alunos, por exemplo.
Ela cumpre com o que na Escola lhe exigem: atinge o "razoável" com facilidade e não está para se chatear muito.
Compreendo-a...

E os pais?
Se eu tenho 7 esgotamentos, a maioria dos que ali estavam devem ter 14...
Quase todos a "levarem na cabeça".
Deprimente...
Não assinam a caderneta, nem "lembram" os miúdos para a levarem.
Não assinam os testes.
Miúdos a darem faltas e a falsificarem assinaturas.
Uma total ausência de cumplicidade familiar entre pais e filhos.
Foi horrível sentir tanta "energia negativa"...

Foi a primeira reunião que fiquei calada, mas fiz com que a Professora fosse dizendo a seguinte frase: "... bem todos, todos entre aspas..." e fazia o gesto com as duas mãos, sempre que olhava para mim...
Sim, não são TODOS mal comportados, embora estejam melhor.
Sim, não são TODOS distraídos.
Não são todos, basta UMA para o TODOS ir com as couves...
Mas não fiquei feliz por a minha filha ser "entre aspas", muito pelo contrário, fiquei triste por ter tido a certeza que, A MINHA FILHA está inserida num SISTEMA DE ENSINO POBRE E DECADENTE.

Enfim... à 30 anos, eu tinha 11 anos...
À 30 anos aconteceu o 25 de Abril e pelos vistos a única coisa que mudou foram as moscas... porque a merda é a mesma!
Agora só não se precisa duma "lupa" para a ver, mas precisamos de umas galochas só para não andarmos nela até aos joelhos...

É triste...