domingo, abril 18, 2004

A Lua Nova, Saturno e eu...

... é amanhã!
Esta Lua Nova em Carneiro, é lixada.
Luas Novas também designadas como Luas Negras, "mexem" muito com o nosso interior.
São "alturas do mês" em que as pessoas ficam mais "agressivas", "impacientes", "carentes" e "egocêntricas".
Felizmente que o meu Planeta de nascimento é a Lua e ando sempre "às turras com ela".
"Conheço-a".

Quando adquirimos "conhecimento" do que nos rodeia e do que nos influencia, temos a possibilidade de usarmos a "sabedoria" de não nos deixarmos dominar por elas.
Um exemplo simples é, por exemplo, quando estamos "metidos" num daqueles ambientes "pesados", bazar...
Se ficarmos, vamos permitir que o ambiente nos domine e nos influencie.
Ora eu costumo dizer que não ando cá para me chatear e só me chateio se me contrariarem.
Quando é que me contrariam?
Quando me tentam impor "condições"!

A Lua tem isso, condições.
É por isso que me oponho a ela.
A ela e a todos os que se deixam influenciar por ela (muitas vezes nem sabem, ou se apercebem).
Quando nesta "altura do mês" as pessoas começam a andar sorumbáticas, tristonhas e afins eu cá ando a contrariar tudo isso.
Substituo os diálogos por monólogos e assim vou aos diversos estabelecimentos das redondezas e não me deixo influenciar pelos ambientes.
É simples.

Está a ser difícil é conhecer Saturno.
Puta que o pariu!
Planeta difícil que nos está a influenciar a todos.
Saturno pode ser ouro ou chumbo.
Saturno é o "senhor do karma" e ontem comecei a ler um livro sobre "ele".

Sabem o que é que eu tenho "andado a fazer" com todos os meus desabafos, sofrimentos e textos parecidos?
Tenho andado a "viver a alegria da libertação psicológica"!
Mas podia ter caído num "buraco de Saturno", o "buraco do prazer da dor".
Mas aí não desabafaria, não escreveria a chorar, não "mostrava" o sofrimento desta maneira.
Muitas pessoas apenas se lamentam e sentem-se infelizes por isso mesmo.
Lembrem-se do "negativo" e "positivo" e adaptem-no ao "chumbo" e "ouro".

Pequenos excertos do que li ontem:
«(...) O processo psíquico que Saturno simboliza parece ter algo a ver com a realização dessa experiência interior de integração psíquica dentro do indivíduo. Saturno está relacionado com o valor educativo da dor e com a diferença entre valores exteriores - aqueles qe adquirimos de outros - e valores interiores - aqueles que trabalhamos para descobrir dentro de nós mesmos. O papel de Saturno enquanto Fera é um aspecto indespensável do seu significado, pois, conforme nos relata o conto, a Fera só pode se libertar do encantamento e se transfomar em Príncipe quando for amada por aquilo que ela é. (...)»

«(...) Não importa se usamos uma terminologia psicológica ou esotérica, o fato básico permanece o mesmo: os seres humanos só conquistam o livre-arbítrio através do autoconhecimento e só procuram esse autoconhecimento quando as coisas se tornam tão dolorosas a ponto de não lhes permitir outra escolha. (...)»

«(...) A verdadeira dor só começa quando suas ideias conscientes, a respeito do que é correto ou apropriado, entram em conflito direto com o caminho oculto que ele está seguindo inconscientemente. (...)»

E eu?
Eu fiquei lixada porque publiquei sem querer antes de tempo e estava a ver que tinha perdido o que já estava escrito.
Não perdi a esperança e recuperei o texto...
(ufaaaaaaaa!)
E... completei-o!
Para já...
E eu?
Eu sirvo-me do racional para isto mesmo... depois de "sentir" e resolver interiormente "as coisas", procuro "alguma explicação exterior", baseada no conhecimento dos outros.
"Saturno" é um livro chato se achar que o "Planeta" é de chumbo, mas acho que o tenho sentido como "Planeta de Ouro", já que o autoconhecimento tem sido o meu caminho.
A dor existe, mas não temos necessariamente que a "absorver"... podemos libertá-la!

Agora... vou ali e já venho! :)