quinta-feira, abril 08, 2004

Palavras...

Às vezes não é uma questão de hipocrisia, quando determinadas pessoas dão as tais "desculpas esfarrapadas"...
Antes de enganarmos alguém, enganamo-nos a nós próprios.
Por medo...

Tudo o que escrevi no post anterior, tem a ver com a forma como as pessoas encaram o medo.
Tenho uma amiga (infelizmente não é só ela...) que o refúgio dela é o álcool (e tenho outros com outros refúgios, alguns até que diria, estapafúrdicos).
Um dia, em conversa pelo telemóvel, disse-me assim, a chorar:
"Sabes São, eu nem te devia telefonar para desabafar. Problemas já tu tens, mas eu não te incomodo muito, porque não são muitas as vezes que, preciso de desabafar. Como és minha amiga, tens que ter paciência, porque os amigos servem para isso mesmo. Eu, já sabes que, (... blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá...) e por isso é que te ligo nestas alturas."
Às vezes são autênticos monólogos que só precisam de um "ouvinte".
Não julgo se está certo, se está errado, mas sinto que não consigo ser a amiga que ela quer que eu seja.
Já não consigo. Ela não ouve...

Um dos "ensinamentos" do Reiki é precisamente procurarmos a "origem dos problemas".
É assim que a "cura funciona".
Conheço-a desde 1989 e o problema dela baseia-se na inexistência (uma vez por ano e tem anos que nem isso, não conta, ou conta?) de sexo num casamento de 20 anos. Só que há 15 anos que é assim...
Casa, marido, filhas e a única maneira de ela "manter o que tem" é "aguentar bebendo cada vez mais".
O "papel" dela é cuidar deles todos e da casa e afirma que, "ele gosta dela" e "não lhe falta com nada".
Pois...
Sei...

Que raio de amiga seria eu, se já não tivesse tentado "levá-la" à origem do problema?
Que raio de amiga seria eu, se me limitasse a ouvi-la?
Que raio de amiga sou eu, quando lhe digo que já não a consigo ouvir?
Só que já tentei tudo ao meu alcance.
São também muitos anos a tentar que ela "encontre a origem" e que a resolva.
Já tentei falar com ele, um gajo calmo, pacato e que diz que com um murro na mesa, resolvia o problema...
Se eu tivesse dinheiro eu sei como resolvia em parte o problema. Como não tenho, tenho que me manter distante, porque não sei só "ouvir" falar. E se não sei é porque sinto todo o sofrimento não só nas palavras, mas o que está "escondido" (e não é "dito") atrás delas.

Não se pode reduzir isto a hipocrisia. É pior...
São "prisões" de sentimentos e de emoções, que transformam as pessoas em "prisioneiras delas próprias".
Existe a vergonha da situação, a rejeição de assumir o que sentem e a luta "baseia-se" em viver com medo, procurando um "refúgio" em que se "esqueçam e os faça sentirem seguros".
Todos temos "refúgios".
O meu é cada vez mais "eu própria"...

A hiprocisia nestas vidas existe, mas é aquela tal "hiprocisia familiar", em que todos "representam papéis" e em que, as mentiras quando são ditas meia dúzia de vezes, se tornam verdades, porque todos "fingem que acreditam".
Não vale a pena "arranjar confusão"...
Não vale a pena "comprar chatices"...
Não vale a pena "trocar o certo pelo incerto"...

A origem da hiprocisia é, muitas vezes, o simples medo de não sermos aceites como somos e por isso mostramos apenas o que sabemos que as pessoas gostam...
Quando o "negativo vence" na vida das pessoas que gosto... eu afasto-me triste por não conseguir transformar o "negativo" em "positivo"... mas se fico por perto o "negativo" perturba-me a alma.
E... com a alma perturbada tenho medo, porque a alma é a minha força... é a minha origem.
Quando não "respeitamos a nossa origem", estamos a "sacrificar a alma", em troca de uma "aparência racional" e o "ciclo vicioso" do medo e da insegurança instala-se como qualquer outro vírus...

Nem sempre que choro, estou triste...
Nem sempre que me rio, estou contente...
E também não é só a sorrir, que a "origem se cura". É a sorrir e a chorar...
Hoje foi um dia em que me levantei triste, fui para Lisboa contente, mais uma vez foi óptimo o almoço com a JU, que é "maluca a mimar as pessoas que gosta" (e não só... ihihih)... mas no regresso voltei a ficar triste, ao nível da angústia e a "rondar" a impotência...
Vou descansar a alma...

De qualquer maneira... não desmoralizemos... um bom fim de semana, cheio de páscoas felizes e isso... etc... ;)