sexta-feira, setembro 19, 2003

Estado: "preocupativo"

Pois é assim mesmo que me sinto: "preocupativa"!!!!
(Note-se que esta palavra "preocupativa" é mais uma exclusividade deste Blog, pois!)
Era 9:30 e eu tinha assumido o meu "papel" de "encarregada de educação"...
Fomos de boleia com uma amiga minha e a filha dela (colegas de turma e nossas vizinhas mas, muito "pessimistas", pois...) e deixei para depois os pormenores dos transportes públicos e isso!...
E, pela primeira vez, entrámos na Escola. Tal facto deve-se a eu ter tentado matriculá-la noutra Escola e a terem transferido para aquela por ser a da área de residência e isso...
"Aquela" chama-se S. Julião da Barra e tem "má fama". Fica na mesma rua do Tribunal e estão a construir um "valente" Centro Comercial. Nos arredores não existem casas para alugar pois, são bairros sociais e isso...
Começo logo a sentir a "preocupatividade" a subir, quando me dizem para irmos para o pilar onde tivesse escrito o ano e a turma. Olho em frente. Um pátio, montes de putos e montes de pais e uns tantos pilares...
Encontrei o futuro "pilar" da minha filha. Sim, demonstrei a minha "preocupatividade" mais tarde, quando fomos informadas que os alunos esperam pelos professores nos postes, porra, pilares! Só perguntei: "Quer chova, quer faça sol?"
(Descrição do pátio: 3 pavilhões ligados por "um telheiro" suportado pelos pilares, pois... pilares de fora e um espaço suficiente para os putos em dias de chuva se sentirem como "sardinhas em lata"... porque cada pilar, cada turma e isso)
O pilar logo ao lado estava vazio e o "nosso" pilar tinha "bué" de espaço!
Bem, tudo "bem" organizado ao ponto de irmos parar a uma sala onde ia haver o discurso da Presidente da Escola, a Responsável Pedagógica e o Encarregado de Educação Chefe e isso... Os putos só faltou terem que ficar "amarrados" aos postes, digo, aos pilares...
Aprendi imenso e desenvolvi o tal dito cujo estado "preocupativo". Vejamos...
1) Apresentação do projecto 2003/2006. Poderia ser interessante... ela está a começar agora e isso...
2) A Presidente ou Directora ou lá que função ocupa "apela" à participação dos pais, pois. A Directora de turma "está lá para isso" e a caderneta também, pronto!
3) Fala que às vezes nem papel têem, porque houve "cortes drásticos" nos orçamentos. "Comovi-me"!! Quase disse: "2ª feira a minha filha pode trazer uma resma", só me calei porque não tenho nenhuma inteira em casa, pois...
4) Preocupação principal dos professores é a "disciplina". Fiquei "preocupativa"...
5) Preocupação principal dos auxiliares de educação é a "disciplina". Mais "preocupativa" fiquei...
6) Preocupação principal dos pais não cheguei a perceber, porque estiveram a entregar "prémios" e houve palmas...
7) As filhas vieram chamar-nos... devíamos estar era com a Directora de Turma, pois!...

Gostei dela... é nova na Escola, assim sendo estamos com sorte... é ela, é a minha filha e sou eu... todas novas na Escola! Os horários são "estranhos". Os putos esperam nos pilares pelos professores e gramam com 2 aulas seguidas de 45 minutos cada... pimba! 1 hora e meia que ficam sem intervalo mas, assim também não se "estragam"...
(Ainda sou do tempo que as aulas eram de 50 minutos mas, sempre respirávamos pelo menos 10 minutos... porra! Dava para fumar um cigarro e tudo...)
Imaginem só o stress dos putos que já fumam, por exemplo, estarem 1h e 30 minutos sem fumar... sim... eu vi lá alunos (deviam ser do 9º ano) a fumar, na boa...
E no meu estado de "preocupativa" estou a pensar participar na Associação de pais! Pois... vai ter que ser... eu não sou de me calar... o melhor é "participar" e "colaborar" com eles e isso...

Bem, saímos de lá confusas mas, com uma certeza... a Escola vai mudar! :)
Então faz sentido os putos terem ginástica numa "cena" que pertençe à Câmara Municipal e não à Escola e terem que sair da Escola, seguirem pela rua só porque a malta lá da câmara não "abre" umas portas directamente para a Escola?
"Preocupativa" a estupidez...
(Só me lembro do pato que pôs o ovo na fronteira entre Portugal e Espanha... e a quem pertence o ovo?)
Neste caso... ofereço-me para "procurar" o ovo... dado o meu estado "preocupativo" de encarregada de educação, pois...

Bem, o melhor é tentar mesmo ter dinheiro para ela ir e vir de táxi, pois! É mais seguro... fico menos "preocupativa", pois!
Existe uma "urbana" como em qualquer localidade que se preze. Essa urbana pára a poucos metros da saída da escola, no regresso a casa.
Para a ida, dá a volta a Oeiras (sempre passeia né?), chega ao terminal e tem que continuar... 2 bilhetes, portanto... e a paragem, imaginem é mesmo em frente ao Tribunal, o que significa que em dias de chuva é muito melhor os putos andarem aquele bocado a pé (cerca de 200 metros, digo eu...), que a malta que vai ao Tribunal. Tem lógica... os putos se ficarem o tempo todo de aulas, todos molhadinhos, que se lixem!
Mais importante que a "Educação" é a "Justiça", neste caso, pois...
Também só estou preocupada porque estou no "papel" de encarregada de educação, claro!...

Ahhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!
Disse uma coisa com lógica, que deixou a malta parva...
A propósito da "indisciplina" (a que dá "má" fama à Escola) eu disse: "A minha filha vem para aqui educada, disciplinada e isso. Se aqui reina a "indisciplina" talvez as crianças educadas possam "ensinar" isso às outras crianças indisciplinadas, já que pelos vistos os adultos não conseguem..."
Ahhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!
Também fiquei a saber que os professores nas reuniões deles, antes das aulas começarem, olham para as fotografias dos putos e "tiram-lhes a pinta"!...
A turma da minha filha, pela "pinta" não foi considerada "preocupativa" pelos professores!...

"Atentativamente"
Uma encarregada de educação