segunda-feira, setembro 15, 2003

A idade... ou isso!

Hoje senti-me adolescente!!
É tão bom sentir isso... e isso só com a força do pensamento, as memórias e isso... pois!

---------Reportagem da TVI - Jornal da Noite - 21:00 + coisa - coisa---------

------------------------Álcool, Drogas (leves) e Sexo-------------------------
---------------------------------Adolescência---------------------------------

Os jovens portugueses experimentam pelo menos uma delas entre os 13 e os 16 anos. Percentagens e percentagens com a média das idades para isto e para aquilo, pensando no que ainda falta experimentar, se for caso disso... e isso!
Eu gosto da Manuela Moura Guedes, é da minha geração. É betinha, é verdade... mas, também sempre foi! Vi-a muitas vezes quando tinha eu 16 ou 17, logo ela 17 ou 18, numa pastelaria em Lisboa, junto à Praça de Londres (não vou dizer o nome, por causa das "tosses" e isso).
Os meus primeiros "contactos" com algumas figuras públicas, ainda nem públicas eram... eram como eu, ainda sou... tinham queda... ou isso!
O que me espanta é o espanto dela! Uma betinha, mesmo sendo betinha tinha "conhecimento" das maluquices dos "marados dos cornos"... pois!

Então os pais portugueses agora vão-se preocupar?
Os pais e as mães vão agora pensar nas experiências dos filhos?
Isso não é relembrar lembranças do passado?
E, não são privadas as nossas experiências e isso?
Juro que não percebo... eu "vivo à rasquinha" para a minha filha "aparentar" ter 16 anos e irmos curtir as 3 (eu, ela e a minha "filha mais velha") curtir... pois, isso... jantarinho agradável "regadinho" q.b.... depois um sítio com umas musiquinhas "à maneira"... abanar, transpirar, abanar mais, suar... e ficar cheia de fome para, quem sabe, um caldo verde... pois e isso!
(Como jantei não me estou a babar...)

Serei eu, um drama? Já que foram tantas, as vezes que, me questionei: "serei normal?", sei lá...
A minha 1ª bebedeira tinha eu uns 6 ou 7 anos... assim, nas vindimas em Trás-os-Montes, pois... depois das uvinhas pisadinhas... sumo de uva... que bem que me soube! Pois... a "má disposição" foi pior... mas quem não tem "más disposições" ou isso? Claro... mal me lembro... lembro-me que o vinho era bom e que eu gostei... castigo foi a "ressaca"... e a 2ª bebedeira tinha eu (deixa ver... eu a fazer contas...) 14 anos numa festa de final do 2º período, dentro da escola, claro!...
Já os charros tinha eu quase 13 anos e foi mesmo pertinho da Escola e da Esquadra da Polícia, que giro!... Erva claro, "boi" no "meu tempo", que o haxixe não dava uma "moca" tão boa!... Pois e isso!...
(Estou com um sorriso de orelha a orelha... é que estive a falar de tudo isto com a minha filha, porque estávamos a jantar quando deu a notícia... e isso)
A minha primeira "queca" (como ela lhe "chamou" e me perguntou) foi... aos 15 anos!
Por isso eu tenho 15 anos (+ coisa - coisa... tirando a média até serei mais nova ou isso) de inocência e 26 de experiência... bolas! Estou a atravessar a fase da "cota age time" ou isso!...

Porra! Lembrei-me agora que estas coisas não se dizem, nem se escrevem... mas, se era assim há 20 e tal anos atrás... que mudou? Pouca coisa, infelizmente!...
Agora, só os pais mudaram...
Esta geração de pais, filhos do 25 de Abril, são apenas mais "liberais", trabalham muito mais, sabem o que fizeram e apenas "deixam" os filhos "serem mais livres"... pois!
Depois, estes pais deixam os filhos sair de casa na boa, porque era o que eles queriam e nem sempre tinham... logo tenta-se dar aos filhos o que não se teve e isso!
(Faço aqui um parêntesis, porque funciona para o "bem" e para o "mal"... uma nóia...)
E, o espanto da MMG? Mas, que coisa... vai ver que com ela foi tudo diferente... é isso! Eu, ainda hoje me pergunto como foi que eu consegui ser betinha durante uns meses... enfim, o meu mal é que conseguia estar bem em qualquer lado... até nas discotecas à tarde, já que à noite, aqui a menina não podia sair... bem aos 17 já podia... inventei trabalhar (e trabalhava mesmo)... num jornal e depois das aulas... pois! Até à meia-noite o mais tardar!...

Mas, há idade certa para alguma coisa?
Haverá algum código temporal que eu desconheço?
Sou mesmo aprendiz... juro!!!
Ainda hoje me pergunto:
"Terei idade para tirar a carta de condução?" (não deviam dar a carta a doidos)
ou
"Terei idade para ir viajar?" (só se devia viajar sem problemas de dinheiro)
ou ainda
"Terei idade para ter um Blog?" (esta faz-me rir...)

Está bem... fico por aqui hoje... depois dizem que escrevo muito... e isso!!
Ahhhhhhhh só para dizer que "tou cus putos"... eles só têm que saber quando sentem "chegar a hora" ou isso... e isso!
A malta morre na mesma... é ou não é? :)