sexta-feira, setembro 05, 2003

"Sentimentos de culpa"

A propósito do caso "Casa Pia" ouvi alguém (um Magistrado qualquer) dizer que um pedófilo não tem sentimento de culpa.
Um pedófilo (aquele que sente uma atracção sexual doentia por crianças, segundo o dicionário) não sente arrependimento e nunca assume o "crime".
Isto, segundo o tal Magistrado dificulta a vida ao Juiz.
Pode ser um inocente que afirma que é inocente, ou pode ser um culpado que também afirma que é inocente.

Tenho andado com isto na cabeça... a martelar-me a consciência (eu tenho uma)!
Afinal como é que se pode saber a verdade? Como se descobre a mentira? E o que é isto do "sentimento de culpa"?
Desde miúda que sempre me disseram que devia assumir os meus erros.
E, sempre que fazia algo errado, sentia-me mal com a minha consciência, o que me levava a assumir o que tinha feito e a sofrer as consequências.
Vinha o castigo mas, também sentia um grande alívio!

Acho que é aqui que "reside" o problema... é preciso uma pessoa se sentir culpada, ou seja, é preciso uma pessoa sentir que errou...
Ao chegar a este ponto, precisamos ter bem definido o que "está certo" e o que "está errado". Chama-se a isto "valores" ou "normas de conduta".
Num Mundo com tanta variedade de religiões, por exemplo, os valores são diferentes. Então, quem está certo e quem erra?

Ontem ouvi um dirigente de um sindicato qualquer falar dos impostos. Dizia ele, que o problema deste País é que era tudo baseado numa fuga generalizada aos impostos, que começava pelas grandes empresas. Dizia ele, que se as grandes empresas, nas mãos dos grandes empresários, pagassem o que deveriam pagar, não havia necessidade de o trabalhador (diz ele) ou o "pobre cidadão" (digo eu) descontar tanto para o IRS. Concordo plenamente!

E, fez-se luz! Quem é que realmente tem "poder" para fugir aos impostos? Quando é que tudo isto começou? Onde está o tal dito cujo "sentimento de culpa" dos portugueses no geral? Pois é... não existe sentimento de culpa no Povo Português. Só um parvo declara tudo o que ganha! Porquê?
Porque nos habituamos a ver a classe política a "encher o cu".
Porque sabemos que a droga e a prostituição não pagam impostos.
Porque sabemos que a maioria dos empresários declaram para a Segurança Social ordenados muito inferiores aos que realmente auferem.
Porque sabemos que são os "senhores do poder" que enchem os bolsos com comissões, com regalias, com prémios, com ofertas e com favores!

Ainda me lembro, há uns anos de assistir a uma discussão da Igreja Católica, se fugir aos impostos era ou não pecado. Pecado implica consciência e consciência implica valores, digo eu.
E dou comigo a pensar o seguinte... os valores mudam-se conforme a quantidade de pessoas que praticam determinado acto.

Os pedófilos, por exemplo, e está mais que visto que são muitos, que não escolhem nacionalidade, religião, partido, clube, classe social sabem uns dos outros, logo, estão "automáticamente inocentes". Não podem ter sentimento de culpa. Para eles, deve ser normal praticar tais actos, já que tantos o praticam...

Os grandes empresários, por exemplo, ora são empresários, ora são dirigentes políticos ou de outra coisa qualquer. Claro está que estes só pensam no dinheiro e numa vida de luxo. São estes que negoceiam com a droga, com a prostituição porque têem poder para isso.
Os que são "apanhados", por exemplo, são (na minha opinião) peixe miúdo. Porquê?
Porque os exemplos vêem de cima e qualquer cidadão Português tem consciência disto. Mas, como nada pode fazer, falta-lhe o poder, tenta "imitar" os "grandes", o peixe graúdo.

E, para confirmar esta minha "teoria de valores" e/ou sentimentos de culpa, baseada na quantidade de pessoas que praticam determinado acto, deixo aqui algumas perguntas?
- Um pedófilo tem sentimento de culpa?
- Um dirigente político que faz um favor e recebe uma comissão tem sentimento de culpa?
- Um empresário que foge aos impostos tem sentimento de culpa?
- Um dirigente desportivo que "paga por fora" aos jogadores tem sentimento de culpa?
- Uma pessoa que recebe valores "por fora" tem sentimento de culpa?
- Uma pessoa que presta um serviço e não passa uma factura tem sentimento de culpa?
- Uma pessoa que vende droga tem sentimento de culpa?
- Uma pessoa que explora sexualmente outra tem sentimento de culpa?
- Uma pessoa casada que traí o cônjuge tem sentimento de culpa?
- Um filho que mente aos pais tem sentimento de culpa?

A lista poderia ser interminável... hoje não dormiria só com perguntas deste estilo... e chego à conclusão simples que... se as pessoas tivessem o tal dito cujo "sentimento de culpa", significaria que existiam valores e que os mesmos estavam correctos!
Imaginem só se todas as pessoas assumissem os seus erros...

Quer queiramos ou não, existe a Constituição da República Portuguesa, o Código Civil e tantos outros Códigos de "conduta" e realmente só numa "democracia" como a nossa é que se exige do cidadão conhecer a Lei.
Mas, pergunto eu, quem é que nos ensina? Temos que nascer ensinados ou quê?
Sim, porque o desconhecimento da Lei não é desculpa para o incumprimento da mesma!
Logo, onde está a consciência e onde se forma o sentimento de culpa? Em parte nenhuma... porque... cada cabeça, sua sentença!...
Basta juntar cabeças... digo eu!

E como até é difícil demonstrar sentimentos... eu deixo aqui um grande abraço a todos os que pensam como eu!
Eu sei que podemos ser poucos, mas somos BONS!
Beijos