quinta-feira, setembro 25, 2003

Por onde começo?

Hoje nem sei por onde começar... pela hiprocisia?
Pode ser...
Não sei se sabem, mas este lindo país à beira-mar plantado mais parece um pântano!
Diria eu, que está podre e já cheira mal!
Somos aquele povo trabalhador (mas que não produz) e honesto (só não percebo com quem).
Os impostos são muitos e por isso salva-se quem se pode. Quem não pode, não paga.
Hoje em dia, a maioria dos que pagam impostos directos (IVA e IRC, principalmente), pagam porque pagam os impostos que querem. Depois de "fugir" a tudo o que podem, então "paga-se" qualquer coisa para não "chatearem".
Cresci na perspectiva de me tornar numa pessoa boa, honesta, trabalhadora e isso...
Hoje, já adulta verifico que está tudo de pantanas! Estamos todos confundidos!

O Sr. "A" (chamemos-lhe assim), por exemplo, afirma "alto e bom som" que é honesto!
Bem, se ter sido dono de vários estabelecimentos hoteleiros e sempre ter "fugido com a receita" é ser honesto, ele é-o!
Mas, pior que isto é o facto de ele ter vendido um bem imóvel por um preço, ter feito a escritura por um valor inferior, e porque é honesto, declarou no IRS o valor real. Resultado: PJ e um "processo-crime" à porta! Termo de identidade e residência e toma lá para não seres parvo! Ou para não dizeres que és honesto... pois!

O Sr. "B" tem uma empresa de construção civil e a Sra. "B" é funcionária do Estado. Ele, só faz facturas quando tem mesmo que passar facturas, por causa do IVA. Ela, declara o que recebe mas em contrapartida, dentro da mala, leva para casa "material de escritório", porque todos fazem o mesmo. Ambos honestos. Pois!

O Sr. "C" trabalha numa empresa e declara tudo o que recebe. Mas, quando vai ao dentista, perguntam-lhe: "Quer recibo? Se não quiser são menos 20%". Honestos e isso, também.

A Sra. "D" trabalha a dias e não declara nada! Honesta, claro.

A Sra. "E" leva o carro à oficina e se quiser factura o arranjo sai-lhe mais caro! Opta então, por aquele "mecânico" que nem está colectado e que arranja carros aos fins-de-semana. Todos honestos, pois!

O Sr. "F", "G" e "H" trabalham na Polícia e declaram o que recebem. Mas, aos fins-de-semana fazem uns "biscates" e dão "uma ajuda" às empresas que fazem casamentos. Honestidade acima de qualquer suspeita.

A Sra. "I" é prostituta e não declara rendimentos. Também "prostituta" não é profissão, ninguém lhe pede recibo, logo é honesta.

O Sr. "J" é jornalista, por conta própria e vai passando uns recibos. Mas, só se lhos pedirem. Porque existem empresas que preferem que lhes apresentem documentos de despesas. Todos honestos, concerteza.

O Sr. "L" é político e a Sra. "L" é empresária. Recebem várias comissões por algumas "dicas" ou recebem "uns presentes" e claro está, honestos são.

O Sr. "M" trabalha nas Finanças e declara os impostos todos. A Sra "M" não percebe um "corno" de contabilidade, mas, tem uma empresa e vários clientes. Honestíssimos e isso.

O Sr. "N" e a Sra. "N" são ambos Advogados e só passam recibos se lhes apetecer. São ou não são honestos?

Os Srs. "O", "P" e "Q" têm uma empresa de audiovisuais. Para arranjarem trabalho, pagam por fora a quem tem o poder de lhes "arranjar" trabalho. Tanta honestidade junta... pois!

A Sra. "R" é cabeleireira e só declara o que lhe apetece ao fim do mês. Mais uma "cabeça" honesta e isso!

O Sr. "S" é Engenheiro e a Sra. "S" é também Engenheira. São os sócios gerentes da empresa que "montaram" e descontam para a Segurança Social sobre o ordenado mínimo. No entanto, os 3 filhos do casal frequentam um Colégio caro. Não tenho dúvidas que são honestos e isso!

O Sr. "T" tem uma empresa de transportes e é obrigado a fazer guias de transporte. Mas, se alguém se "mudar" de casa ao fim-de-semana, fica mais barato o transporte, principalmente se for para perto. É honesto poupar-se um dinheirinho, certo?

O Sr. "U" é taxista e como todos sabemos eles são os primeiros a passar recibos, nós é que não queremos. Honestidade acima de tudo e isso!

A Sra. "V" é reformada da Função Pública. De 2ª a 6ª feira trabalha num lar de idosos. Já declara a pensão, ajuda os idosos, alguém duvida que ela é honesta?

O Sr. "X" trabalha nas obras e veio do leste. Todos querem que ele trabalhe mas, ninguém o quer contratar. Porquê é que não o deixam ser honesto?

E, finalmente a Sra. "Z" é enfermeira e tem uma segunda casa onde faz "abortos". É casada com o Sr. "Z" que é médico e dá assistência sempre que necessário. Mas, são honestos, porque declaram tudo o que recebem do Hospital.

Pronto... isto vai dar merda!
Mas, é verdade! Os Portugueses são todos honestos!
Bem, quase todos... há sempre a excepção que confirma a regra!
É ou não é?