domingo, agosto 03, 2003

2 de Agosto de 2003

A minha filha cozinhou pela primeira vez!
Querer é poder... é um facto!
Estou orgulhosa, claro! Vão-me ficar registadas todas as imagens de prazer que ela obteve...
É fantástico o processo de crescimento de uma criança. Ela gosta de aprender e pediu-me para lhe ensinar a fazer a "massa maluca" (que ela adora)...
Ela é muito desenrascada. Desde os 3 anos que começou a tomar o pequeno almoço sozinha e "safa-se" com os lanches, aquece o almoço no micro-ondas.
Esta semana já tinha feito uma salada. Foi ela que descascou a cebola e o pepino.
É tão gira! Obtém prazer com o que faz e ri-se...
Dá gosto vê-la assim! E hoje fez tudo... meteu a água ao lume, a massa na panela e o sal. Descascou a cebola e meteu o azeite. Partiu o bacon, lavou e "torceu" os cogumelos. Fez tudo isto com um ar sério, sempre atenta ao que estava a fazer... o que fez com que eu pudesse ficar maravilhada a "curtir" o prazer que ela estava a ter.
Eu, só escorri a água da massa e mexi no final. Ela, foi juntando os ingredientes, mexendo e com comentando... "isto é mesmo trabalho de mãe"... "ai que me doi o braço de mexer"... "ó mãe eu não acredito que estou a conseguir fazer o jantar"... "eu hoje sou a mãe e tu és a filha... vai lá por a mesa, filhota"... "ó mãe será que vai ficar bom?"
Quando chegou à fase final ela estava ansiosa. Servi os pratos e sentámo-nos à mesa. Ela insistiu para que eu começasse e provasse. E ela ficou a olhar para mim, à espera da minha opinião...
Estava horrível... ESTOU A BRINCAR!
Estava excelente, claro! E ela começou a comer... e o ar de satisfação que ela tinha? Quem mo apaga? Isso é que era bom! Estes momentos fazem-me sentir com força e enchem-me a alma de gratidão pela filha maravilhosa que tenho...
É comovida que transcrevo mais algumas expressões dela... "ó mãe estou à tua altura"... "se precisar já posso ir trabalhar nos restaurantes dos ricos"... "está tão bom, não está mãe?"... "ó mãe estava tão saboroso como o teu"... "quero fazer mais vezes, amanhã ensinas-me a fazer arroz?"... "está-me a saber tão bem"... "estou tão contente mãe"...
Ó pa eu a babar-me! Tou que nem posso!
E é assim que a tento educar... ela tem que confiar nela própria, tem que querer fazer as coisas para conseguir sentir prazer...
Tou que nem posso! MESMO!

Não é por ser minha filha, mas ela é fantástica! E é por ela que não desisto de tentar mudar o Mundo. Ela merece um Mundo melhor!
O que mais me dói é vê-la chorar, choro sempre! E ela chora muitas vezes com saudades da avó... só lhe posso tentar ensinar a viver com a perda e a chorar, porque alivia. É a vida dizem... mas, quero ver se ela cresce sem medo de ter sentimentos, sem medo de amar, sem medo de perder, sem medo de viver...
Eu, só conheço uma maneira de vencer o medo... é enfrentá-lo... não ter medo de rir, de chorar, de gritar, de reclamar, de reagir, de respirar...

E é nestes momentos que sinto que a minha vida faz todo o sentido!
Filha, sei que vais ler isto mais logo... AMO-TE!
E, tenho muito orgulho em ser tua mãe!
Somos, voluntárias na vida... por isso meu amor... "é pró que der e vier"...
Beijos babados