domingo, agosto 24, 2003

O sono da verdade...

Para quem não sabe é um programa na SIC.
Às vezes dou comigo a pensar que, é à custa da "desgraça" alheia que se fazem programas de televisão e se conquistam audiências!
Este programa é diferente... mostra um outro lado da vida!
A hipnose pode resolver muitos problemas.
O maior problema das pessoas são as mágoas, os arrependimentos e afins... mas, tudo tem uma explicação!
É o sofrimento que faz com que muitas pessoas tentem o suicídio...
E há muitas pessoas que sofrem porque se sentem enganadas ou rejeitadas... Uma mãe que a filha se suicidou...
Uma filha que tentou o suicídio...
Há sempre qualquer coisa que nos revolta, que nos magoa, que nos desilude... mas o suicídio é apenas o reflexo da falta de opção de vida!
E para chegar a estes extremos... é preciso uma pessoa se sentir desesperada!

Tenho um exercício "porreiro" para aqueles momentos que nos sentimos quase no desespero... basta ter um espelho por perto!
Quando se chora em frente a um espelho e se vê reflectida toda a mágoa no rosto... entra-se na alma e compreende-se que chorar é apenas uma forma de aliviar a dor! Depois... é apenas uma questão de conversa... e dou comigo a dizer para a gaja que está ali mesmo à minha frente: "olha que linda figura..."
A maioria das vezes começo-me a rir com as lágrimas a correr... e chego à conclusão que o que nos faz mal... é guardar as mágoas, os traumas e os medos! São esses que se transformam em vírus e nos destroiem a alegria de viver!
É tudo uma questão de saber dar a volta... e quando não a sabemos dar sozinhos, devemos procurar ajuda... não estamos a ser fracos, estamos a ser fortes!
Porquê? Porque estamos a lutar pela pessoa mais importante da nossa vida, nós próprios! Só assim faz sentido...

Ainda deu para ver no tal programa, uma mulher que quando nasceu, já nasceu cheia de medo... de sofrer! A mãe dela tentou-se suicidar ainda grávida... e ela nunca lhe perdoou!... Não foi desejada e tem "carregado" essa mágoa toda a vida!... A falta de amor fez dela uma pessoa revoltada e que não sabe sorrir!...

É por estas e por outras que eu não acredito em nenhuma teoria mental...
Na mente dá-se bem a volta às coisas! O pior é o resto... é que a mente precisa "entender", para aceitar, perdoar e seguir em frente!...
O mal é quando nos escondemos ou ludibriamos a mente, só porque não queremos "sentir"...
É ou não é?