quarta-feira, agosto 13, 2003

Take 4 - O médico

Pago pela língua que tenho... sempre!!!!!
"Sempre" e "nunca" não se devem dizer! Também não se deve generalizar!...
Foram estes os desabafos dele! Mas, tenho "carta branca" para escrever no Blog! Ele disse-me que era um terapia excelente para o meu "esgotamento"!...
É bem feita para mim! Critiquei durante anos o Serviço Nacional de Saúde! Deixei de ir ao Centro de Saúde e deixei de pagar Segurança Social a partir do momento em que comecei a pagar a uma Pediatra para acompanhar a minha filha! Cartão de utente não tinha até Março deste ano (nem tenho mas, tenho um papel que dá no mesmo). É bem feita!!!!! Tive que tratar da porra do cartão porque na escola pediram essa porcaria! Lá fui eu... e lá me vi perante aquela situação deprimente que é estar do lado de fora de um balcão, frente a frente a uma funcionária pública (que está farta de todos os que nem conhece, nunca viu e que lhe são indiferentes), com as identificações e com a puta da factura duma merda qualquer para provar a morada). Ela em modo automático, eu em modo espontâneo!
Ela: Qual é o médico que quer?
Eu: Eu tinha uma...
Ela: Mas, já não tem!
Eu: Ainda bem, que também não a queria... mas, porquê?
Ela: Os processos antigos já foram todos arquivados e agora é como se fosse um processo novo!
Eu: E quais são as hipóteses?
Ela: (deu-me uma lista)
Eu: (peguei nas listas e estava com aquele ar de estúpida natural)
Ela: Então?
Eu: Não sei...
Ela: Não conhece nenhum?
Eu: Só a que não quero...
Ela: (pausa)
Eu: (pausa, a olhar para as listas de 4 módulos e à procura de um "sinal" e ao mesmo tempo a tentar pensar em "algo" inteligente)
Ela: (pausa)
Eu: Há algum médico novo, "assim como eu" (com um ar verdadeiro irónico)?
Ela: Há... o Dr. Fulano!
Eu: Então... é mesmo esse!
Ela: (caladinha a fazer os trabalhos manuais de introdução de dados informáticos e computorizados, lá tratou de me dar papeis para assinar e lá esperou nas calmas que a impressora extraí-se o que ela queria extraído)
Eu: (nas calmas, toda contente porque, já ia ter o substituto do cartão de utente... demora um ano a estar pronto... deduzo que hajam muitos utentes sempre a nascer, muitos utentes a instalarem-se em Portugal e muitos a mudar de casa e deve ser só uma pessoa com 40 horas de trabalho semanal, com direito a estar doente e a ter férias, a fazer os cartões... se ele era novo no Centro de Saúde até nem devia estar muito sobrecarregado de "utentes", "doentes" e afins...)
Ela: (assina o que tem que assinar e "chuta" para cima do balcão o 2º impresso)
Eu: É tudo?
Ela: É.
Eu: Bom dia e obrigado! (sou mesmo "culta")

Bazei, com aquela sensação de utente... patente no rosto!
Está visto que tenho que começar a "mamar" garrafas de Mateus Rosé , para me lembrar das coisas ao "pintelho" e conseguir relatá-las na perfeição... é que eu tenho situações muito engraçadas, só não consigo é ter pachorra para as contar... hoje tenho... agradece-se envio de donativos em forma de garrafinhas de mateus Rosé... mas como sou "culta" podem enviar garrafas de vinho com vários feitios... eu provo e se não gostar, prometo que vou ser solidária com outra pessoa qualquer... assim encontre uma disposta a "mamar" o conteúdo... bem dito!
E, pronto... comigo é sempre (palavra proíbida) tudo ao contrário! Pelo sim, pelo não, decidi conhecer o médico que tal como eu era "novo" para o Centro! Assim como assim (pensava eu de comigo para comigo), já não ia ao médico desde que a minha filha nasceu e após cumpridas todas as obrigações de rotina de "vigilância" pós-parto. Também não me posso dar ao luxo de estar doente, porque mesmo doente tenho que trabalhar! Mas, pelo menos umas análisezinhas era capaz de ser boa ideia! E, depois de bazar... voltei e dirigi-me a outro balcão... e marquei a dita cuja, consulta!
Pronto! Apresentei-me no dia e na hora marcada e foi uma verdadeira aventura!
Esperei... mas, valeu a pena! É um médico!!!!! Disse-me ele hoje, que gosta do que faz, independentemente de ter ou não condições de trabalho!! Consegui arrancar-lhe isto!!! É que, faz-me uma confusão enorme como é que eles aguentam os sucessivos Governos e todos os parvalhões inerentes à mudança da "oficina", leia-se Portugal!
E, naquela primeira vez, fui sincera como sempre (palavra proíbida) e disse-lhe, depois do bom dia, nome, prazer, sentar...
"Estou aqui porque precisava do cartão de utente para a minha filha. Ela tem sido acompanhada por uma Pediatra. Eu, tenho sido saudável e há quase 10 anos que não vejo médico nenhum a não ser o dentista (e o que isso me tem custado!!!)."
Olhos nos olhos! E, ele surpreendeu-me!!!!
Viu-me da cabeça aos pés! Mesmo! Tudo, tudo! E que profissional! Num Centro de Saúde? Inacreditável!!!!!!!
E paguei pela língua... agora só posso dizer bem do médico do Centro de Saúde! Mas, não generalizo, pelo sim, pelo não...
Aquilo (Centro de saúde) funciona como uma bosta... basta que os intestinos comecem às voltas... mas o médico, o médico FUNCIONA!!!!!!!
Já estamos na fase da psicologia... fui lá hoje e o meu caso não deve ser grave, já que tenho que lá voltar daqui a uma semana!
Acho que ele quer tratar da minha cabeça!!! Que sorte a minha!!!
Nunca ninguém fez isto por mim!!! Estou até emocionada!!!
Mas, não devo ter tratamento... ele diz que eu deixo de lá ir quando quiser, mas que devo ir agora durante uns tempos... isto no fim da consulta... que demorou uma hora!!!
Eu, respondi-lhe: "Logo vejo... mas, por mim venho, porque estou a gostar de cá vir... e sempre saio de casa e distraio-me... e sempre o posso convencer que eu estou bem, o Mundo é que está mal" (a rir-me, claro)...

Conclusão: Até nem estou nada mal... tenho que ter calma (pois...)... não me enervar (onde se compra paciência?)... evitar dizer "sempre" e "nunca" que são palavras proíbidas, porque todos temos uma "verdade"... e meu principal problema não é não gostar do que faço... é fazer uma coisa que gosto mas que não tem valor nenhum! Mas, falei de tudo o que me lembrei... e para meu espanto o Blog é mesmo uma boa terapia! Porquê? Porque, quando era miúda nunca fiz um diário com medo que alguém o lesse, agora que o faço e que, até é público é um sintoma de sinopse... e nós devíamos ser todos sinópticos!!

E desculpem lá... se tiverem que ir ao dicionário!
O efeito do Mateus Rosé está a passar... e ser sinóptico não é para todos... é só para os que querem!! :)))))))))))
Quando me apetecer... volto!
Beijos com bafo a Mateus Rosé!
Foi giro!