sexta-feira, agosto 08, 2003

"Trilemas..."

Altruísmo (Fr. altruisme), s.m. amor ao próximo; abnegação; filantropia.

Filantropia (Lat. philanthropia < Gr. philanthropía), s.f. amor à humanidade sem distinção de raça ou de nacionalidade; caridade; humanitarismo.

Humanitarismo, s.m. doutrina que visa desenvolver no homem o amor pelos seus semelhantes e eliminar as injustiças reinantes, a fim de se alcançar a felicidade humana; filantropia; amor à humanidade.

Esta minha mania do dicionário não é de agora... sempre fui curiosa! Não aquele tipo de criatura curiosa com a vida dos outros, mas curiosa de "significados"!
Gosto de saber o porquê das coisas. E, não percebo, como é que o Povo aguenta!...
Em 1976 ficou pronta a Constituição da República Portuguesa, um documento importantíssimo e que todos deviam conhecer. Mas, não percebo como é que se pode andar a estudar tantos anos (em que até se decretou a escolaridade obrigatória, para combater o analfabetismo e o trabalho infantil) e não haja uma disciplina que, ensine "os putos" a aprender a ser "homens e mulheres", baseados no que está escrito na Constituição da República Portuguesa.

Pelo que sei (e admito que não sei muito, mas gosto de aprender...), só quem "estuda" para Polícia, Advogado ou Juiz é obrigado a "lamber" as ditas cujas páginas do dito cujo documento! Mas, que raio de educação é esta? Então o Povo (os putos que nasceram pós-25 de Abril já são agora adultos, ou deveriam ser)? O Povo é tratado como nos "velhos tempos" da Burguesia, do Clero e do "Dito Cujo"! Basta que trabalhem (ou cumpram horário... modernices!) e não se questionem muito! É ou não é?
A Burguesia foi substituída pelos "Empresários de Sucesso" (os que mandam, dispõe, usam e abusam de tudo e de todos porque todos temos um preço...). O Clero foi substituído pelos Políticos (os que detêm o "poder" de convencer o Povo que o trabalho é a sua "espiritualidade", os que ganham com o trabalho dos outros e dão cobertura completa à Burguesia, leia-se Empresários de Sucesso). Até se confundem, porque ora pertencem a uma categoria, ora a outra, depende da "vontade" do Povo! E o Povo?
Os Otários da Nação (e com letra maíscula, porque merecem), antes Povo, são idênticos... comem e calam! Acreditaram à nascença (os que não nasceram em berço d'oiro ou com sangue azul, óbvio) que tinham que crescer para trabalhar e trabalhar para crescer! O problema é o tempo. Viver em Portugal mal dá tempo para dormir, quanto mais para "duvidar", "questionar" ou "contestar" o Sistema!
Só em grupo e mesmo assim há sempre quem tenha medo das "represálias" numa greve, por exemplo! Lutam contra o Sistema, mas o Sistema vence-os, nas calmas... O Sistema tem tempo. Tempo esse, representado pelas pessoas que nele trabalham, com tudo o que o Código do Trabalho engloba. Sim, porque quem trabalha para o Sistema tem todo o tempo do mundo! Trabalhem ou não, recebem ordenados e ninguém os despede por queimarem tempo durante as horas de trabalho! Os otários que aguentem, ou não...

E o "trilema" é:
Altruísmo, Filantropia e Humanitarismo são palavras do Povo (Otários), do Clero (Políticos) ou da Burguesia (Empresários)?

A melhor resposta... ganha uma ida à Biblioteca mais próxima, só para poderem ter contacto com a Constituição da República Portuguesa... de perto... e isso!