quinta-feira, agosto 28, 2003

Amor

Amor (Lat. amore), s.m. viva afeição que nos impele para o objecto dos nossos desejos; inclinação da alma e do coração; objecto da nossa afeição; paixão; afecto; inclinação exclusiva; (ant.) graça, mercê.
(o dicionário tem mais definições compostas com a palavra amor mas, estas já me "vão dar que fazer" e isso...)

"Amai-vos uns aos outros" é uma frase demasiado forte e com muitos significados...
Hoje vi pela primeira vez, a tal entrevista de Sérgio Vieira de Mello, que falava do amor que sentia pela colega argentina da ONU. A tal entrevista que a Márcia falou e chego à seguinte conclusão:
SVM amava a vida, amava as pessoas que ajudava, amava o que fazia, amava os filhos, amava a mulher (a oficial), amava a família, amava os amigos... mas, só se sentiu completo com o amor da colega de trabalho, amiga e companheira!
A magia deste amor estava na alegria, na cumplicidade, na forma de dar e receber que o preenchia na totalidade e lhe dava ainda mais força para amar os outros!

Comoveu-me e chorei! E, lembrei-me de mim... que estou rodeada de amor, o amor da minha filha, o amor dos meus amigos. Ainda hoje, quer a minha filha, quer a Márcia, disseram-me que me amavam. É tão bom saber, ouvir, ler e principalmente, sentir que somos amados!...
Sou uma pessoa que tenta viver com o amor sempre presente. Tenho sempre um bocadinho de mim que ama o que me rodeia. Tenho sempre um bocadinho de amor que coloco "religiosamente" em quase tudo o que faço. Tenho sempre um bocadinho de amor para dar... mas, não me sinto completa. Falta-me "aquele" amor que nos completa, que nos faz ainda ter mais amor para dar...
Sofro por um amor perdido, sofro porque já me senti completa, sofro porque a minha alma não partilha com ninguém o tal dito cujo "amor" que move montanhas...
O que nos separou foi o preconceito, o medo, a Sociedade e a família dele. Não é casado mas, sonha casar e constituir família como lhe ensinaram e que se tornou uma "obrigação" de retribuição do amor que os pais lhe deram...
Senti-me tão preenchida que o vazio que ele me deixou ainda hoje existe! É no vazio que a mágoa se instala. Só se consegue "dar a volta" a isto, com o amor próprio. Tudo isto só serviu para evoluir espiritualmente e para me amar mais. Tornei-me mais humana e mais compreensiva mas, ainda sofro...

Ontem arranjei um afilhado... que está a sofrer porque "perdeu" a namorada. Assim de repente, como foi comigo, em minutos "perdeu" o amor, os sonhos e como ele próprio diz: "O nada magoa tanto como o tudo e às tantas não tenho nada nem tudo... sinto-me como um pássaro que estava a voar muito alto, a gozar o seu voo e foi abatido bem alto e ainda está a cair, a ver o chão... impávido.. sem medo... mas a ver o fim..."
E a propósito deste nosso afilhado, a Márcia escreveu assim: "Tu escreveste num dos teus artigos a frase que leste ao entrar no mirc..." A amizade é um amor que nunca morre" e porque os amores tem que morrer?Será porque no fundo não havia amizade...... pq esta sucumbiu com o tempo dando lugar só a paixão... ao tesão.... ao amor?
Isso é tudo tão complicado...... eu sei.. tu sabes .....e acho que a maioria sabe que não há certezas nessa vida..... mas nos agarramos a elas como maneira de sobrevivermos.... de nos sentirmos protegidos.. e qdo se tem então um amor..... a nossa vida vira um arco iris.... com riachos lentos e borbulhantes a correr ao fundo.... flores multicoloridas e passarinhos a cantar e animais saltitantes..... nao é assim?
Mas qdo o amor se vai isso tudo se acaba como se na mesma hora mudassem o filme e pusessem as nossas vistas um filme de terror que parece não ter mais fim..... acabam-se as imagens bucólicas... os coloridos e tudo vira branco e preto.Nos sentimos a beira do abismo e caindo em camara lenta sem saber aonde vai estar o fundo."

Qual será o segredo?
Qualquer um de nós ama e é amado! O amor está presente de muitas formas na nossa vida mas, o que nos "une" é mesmo a ausência da magia do amor...
Meus queridos amigos, estou aqui meia tonta com tudo isto e só consigo chegar a uma conclusão...
Somos "abençoados", tivemos "direito à magia" e não fomos nós que falhámos, não fomos nós que não soubémos amar, não sómos nós que não sabemos dar e receber. Temos as nossas recordações e essas pertencem-nos, temos as nossas esperanças e essas também nos pertencem. Temos tudo e não temos nada...
Nada está garantido nesta vida, e tudo pode acabar de repente como aconteceu com o SVM, eu concluo o seguinte... Quanto maior for o sentido de posse, maior é o sentimento da perda...
O segredo está em usufruir e aproveitar todo o amor que damos e recebemos...
A magia é uma benção que se conquista a dois... quando acontece, deve ser "aproveitada" momento a momento e vivida com intensidade... porque um dia acaba... como tudo nesta vida acaba!
Qualquer flor por mais bela que seja... nasce, cresce, desabrocha e morre... o perfume fica! A flor somos nós... o perfume é a nossa memória!
Com amor e muitos beijos