segunda-feira, agosto 11, 2003

Telemóvel ou isso!

Tenho este telemóvel desde o dia 11 de Julho de 2002. Chamo-lhe electrodoméstico! Fazendo as contas, tem 396 dias ou seja 9.504 horas.
Se eu dormir uma média de 6 horas por dia em 396 dias, dormi 2.376 horas.
9.504 - 2376 = 7.128 horas acordada, portanto!
Destas, retiro uma média de 2 horas por dia para uso privado (banho, cortar as unhas, fazer xi-xi várias vezes, etc.), que representa 792 horas em 396 dias!
7.128 - 792 = 6.336 horas para o resto da minha vidinha...
Fui ao electrodoméstico... e fui ver as chamadas efectuadas e recebidas.
Efectuadas: 09:27:14
Recebidas: 104:18:29
E estou assustada! 113 horas e 45 minutos ao telefone! Recebi telefonemas cujo tempo é superior a 4 dias... 95 horas de diferença entre as que faço e as que recebo! Juro que não entendo! Eu não gosto de telemóveis! Nunca gostei! É útil, não nego, mas eu não gosto! Então, agora de cada vez que ele toca... eu sem ver quem é... só penso... quem será? E desligo-o enquanto durmo! Confesso que estou "atrofiada" com isto!
E, quando ele toca e não dá para atender, o que as pessoas insistem? Já nem se pergunta: "podes falar?". Já nem se pensa que se pode estar a fazer qualquer coisa que não dá para atender o telemóvel! Não interessa... perdemos a liberdade individual de estarmos como bem entendemos! Antigamente, ligava-se para casa das pessoas e não se fazia um drama porque ninguém atendia! Nem atendedores havia! Hoje, se não temos o telemóvel ligado, alguém fica logo preocupado, porque não consegue falar o que quer, quando quer! Parece que temos que ter total disponibilidade para quando alguém nos decide contactar! Parece que perdemos a privacidade!
Mais... parece que as pessoas não fazem mais nada na vida a não ser falar umas com as outras! Não gosto, não gosto e não gosto de falar ao telefone! Pronto! Chego a dizer estou a fazer o jantar ou estou a jantar e mesmo assim lá tenho eu que ouvir o que me querem dizer. Chego a ser bruta com as pessoas, porque simplesmente, não percebem que me estão a "atrapalhar" e isso mete-me cá uns nervos!...
Qualquer dia, escolho um horário para o ter ligado e deixo uma mensagem no telemóvel assim: "Olá (pausa) se for urgente deixe recado (pausa) caso não seja desligue e ligue das 13 às 20 horas (pausa) adeus".
E já nem falo nas mensagens escritas... não vale a pena, né?
O tempo que se perde a escrever uma mensagem? Só para se poupar a paciência e algum dinheiro... enfim, não sou de cá... ando só a "passear" o electrodoméstico e isso...