terça-feira, agosto 26, 2003

Ver Marte... por um canudo! :)

Marte aparecerá tão grande como a lua, pela primeira vez em 5 mil anos. Nesta data o planeta aproximar-se-á 34.649.589 milhas (55.763.108 quilómetros) da Terra e será (junto com a Lua) o mais brilhante objecto no céu à noite. Chegará a uma magnitude tal que aparecerá tão grande como a Lua cheia a olho nu e portanto facilmente localizado. Um encontro que culminará na maior aproximação entre os dois planetas de que se tem conhecimento.

A 27 de Agosto, "apenas" 55,6 milhões de quilómetros vão separar a Terra de Marte, a mais curta distância entre os dois planetas verificada em quase 60.000 anos, e que só se repetirá em Agosto de 2287.

Fruto do movimento dos planetas, Marte e Terra encurtam distâncias de modo significativo, atendendo a que há apenas seis meses atrás o "planeta vermelho" encontrava-se a cinco vezes a distância que se verificará às 09h51 TMG (22h51 de Lisboa) do próximo dia 27.
Ao cair da noite, será já visível a "aproximação", e durante as próximas semanas o quarto planeta a contar do Sol vai brilhar mais que qualquer outro corpo celestial, excluindo a Lua e Vénus, sendo facilmente distinguível pela sua cor vermelha.
Ainda assim, Marte continuará a parecer pequeno à vista desarmada, apesar de ter o dobro da dimensão da lua, pois encontra-se 145 vezes mais distante.
Prevê-se que mesmo com um telescópio modesto seja possível distinguir a capa de gelo no sul da superfície do "planeta vermelho", onde em Janeiro próximo deverá aterrar a primeira das duas sondas enviadas pela NASA.

Um espectáculo a não perder.

Nota: Alpha tens aqui uma fã!! És um artista!! :)*