segunda-feira, agosto 04, 2003

Eu não disse?

Calamidade pública! E um pacote de emergência de 50 milhões de euros!
Lá está... gastar o dinheiro gasta-se na mesma, né?
Mas, não é à balda que vão ajudar as pessoas... porque não vão cobrir bens que deviam estar cobertos pelo seguro... pois... e quantos podem pagar um seguro que cubra as "calamidades"? E quantas companhias de seguros o fazem?
Ou seja, mesmo os que tenham direito a um subsídio... vão ter que provar, esperar e nos entretantos podem-se entreter a chorar e/ou a passar fome!

E neste Portugal ardido, onde muitos não têm água, nem electricidade, nem telefone, não dormem há dias e vivem situações de desespero só lhes resta esperar que o pesadelo continue ou acabe... quem é que os vai ajudar? Eu, consigo imaginá-los daqui a uns dias a dirigirem-se para as Câmaras... a preencherem um monte de formulários... perderem dias e dias para provarem que foram vítimas... sem forças, revoltados, tristes, desiludidos... pois!

40.000 bombeiros, dos quais 30.000 voluntários! E andam 3.000 no terreno...
Espectacular... os profissionais só podem agir com a autorização das Câmaras e os voluntários dependem da boa vontade de quem os contrata, sendo estes empresários! Eu, tou estupefacta!

Plano de emergência... pede-se! E fui ver... ao dicionário!

Plano (Lat. planu)... e nem transcrevo porque quer dizer tanta merda... que deixo ao gosto de cada um,interpretar o "plano" a gosto...

Emergência (Lat. emergentia), s.f.. acto de emergir; estado do que emerge: nascimento (do Sol), aparecimento; (fig.) sucesso casual; conjuntura, ocorrência, incidente; situação crítica; (Bot.) pequena saliência da epiderme das folhas e dos caules; (Fís.) ponto em que um raio luminoso sai do meio que atravessou.

Claro, que o Governo não tem culpa nenhuma... até se estão a esforçar... (esperem pelas queixas da Ferreira Leite e no abalo que isto vai ter no orçamento de Estado)... (xiu...)... é uma pena eu saber que os Guardas Florestais não têm condições de trabalho, são poucos, mal pagos e já tentaram que os "ouvissem"... é uma pena eu saber que os Bombeiros idem aspas aspas... é uma pena eu saber que todos estão descontentes (excepto os que todos sabemos, né?)... é uma pena que "não tenha havido verbas para o reflorestamento", nem "verbas para se vigiarem as florestas", pois e isso...

Mas, quem é que tem culpa de ter nascido?
Pois... o Governo agora só tem que distribuir papeis... para trocar os papeis preenchidos e carimbados e nem sei que mais vão pedir... por algum dinheiro... isto para as pessoas!... Mas, quem é que vai "controlar" os milhões que irão para as Câmaras? Pois... é isso!

Recapitulando... este País tava de tanga... agora vai ficar a "preto e branco"... será que existimos ou fomos inventados?
Tou na dúvida...