segunda-feira, agosto 25, 2003

Amizade

Já várias vezes escrevi sobre a Márcia e se não escrevo mais vezes é para "a proteger". Pode isto parecer estranho mas, para mim faz sentido!...
Alguns textos que escrevi foram "inspirados" nela! Foram conversas com ela, mails trocados e "palavras" que me fizeram pensar...
O fenómeno da comunicação é a Internet! Há 5 anos que digo isto!
Já disse anteriormente que conheci pessoas fantásticas através do IRC. Tenho amigos que embora não os conheça pessoalmente, sei que estão presentes na minha vida. A Márcia é uma delas!
A nossa história de amizade começa com as lamechices e já não prescindimos delas...
Mas, o que é engraçado na nossa história é que ela achava que eu era um "demónio" e para mim ela era-me indiferente! Isto antes de nos termos cruzado e de termos tido a oportunidade de nos conhecermos. Histórias antigas que não interessam para nada, agora...
Gosto dela! E mais uma vez agradeço ao IRC! Não imponho limites na realidade virtual. Sou eu própria que lá vou e há muitas pessoas como eu...
Não vejo inconveniente em conhecer pessoas, em falar de todo e qualquer assunto, embora o que me leva lá, seja simplesmente esquecer-me dos meus "problemas", mandar umas boas gargalhadas e desligar com a sensação que me diverti! Acontece-me isso e muito mais...
Voltando à minha amiga Márcia, ela que é uma boa alma, que está espiritualmente aberta, está a descobrir como se abre e se expande a mente...
Aprendemos uma com a outra mas, essencialmente mexemos uma com a outra e ficamos ambas a pensar, cada uma no seu "tronco" (como ela diz e muito bem, sendo o "tronco" a vida de mulheres "escravas" como nós). Depois, escrevemos um e-mail com o que mexeu, o que mexe e o que há-de vir a mexer...
Esta "pequena" introdução serve apenas para dizer que a admiro muito e com a autorização dela passo a copiar o e-mail que me mandou.
Dá para pensar... (eu ainda não parei de pensar...)
Cá vai... com licença ou isso!...


Miga

Toda vez que precisamos dormir e não conseguimos.... muitos pensamentos vem ao de cima.Ontem me aconteceu isso e me pus a pensar porque a morte de Sergio Vieria de Mello havia mexido tanto comigo.Desde que ouvi a primeira notícia do ataque a ONU aquilo me perturbou.Confesso que eu como 99% dos brasileiros não sabia da importancia pacifista desse brasileiro.O Brasil é um país sem memória e que só dá importancia as pessoas depois que morrem..mas se esquecem rapidinho delas e de sua importancia também.Eu fui saber quem ele realmente era pela SIC noticias que apanho pela net..... mas mesmo assim algo não batia cá dentro de mim muito bem..... sem saber o porquê aquilo estava a mexer tanto comigo.É obvio que mortes tragicas são sempre devastadoras....... mas hoje em dia o que mais ha são mortes assim... balas perdidas...... sequestros relampagos...... bombas.. guerras... enfim isso tudo.
Ontem ao ver uma reportagem na TV sobre o corpo dele que havia sido trasladado pra Genebra aonde seria sepultado e vi as imagens da mulher com quem ele vivia ha mais ou menos dois anos ...em total desespero..... eu percebi e me questionei.
Quantas vezes estamos felizes assim como ele declarou estar com esse novo amor.... e não damos a importancia devida a ele... e aí uma situação tragica como essa ceifa a oportunidade de pelo menos nessa vida continuarmos a construir a nossa felicidade que talvez tenhamos custado tanto a achar e a conquistar.
A morte esperada sempre nos prepara um pouco mais..... sabemos que aquilo está prestes a acontecer.... e talvez tenhamos tempo de dizer as coisas que ficaram por dizer..... aparar arestas... pedir deculpas..... aceitar desculpas... ou simplesmente dizer do fundo do coraçao.... Amo-te tanto..... vais me fazer imensa falta!!!!!
Mas e a morte não anunciada? Aquela que nos pega assim desprevenidos como um ladrão que nos ataca pelas costas?Será que ele teve tempo de dizer a ela o quanto a amava naquele dia? Será que por acaso tinham se desentendido por qualquer motivo de trabalho ou pessoal e estavam as turras antes do funesto ataque terrorista?Será que ela sabia exatamente o tanto quanto ele estava apaixonado e dava a ele o mesmo sentimento?
É realmente para parar e pensar se agimos sempre como o nosso coração manda ou se estamos sempre presos a comportamentos que se abrirmos nos deixam vulneraveis... e aí sentimos que o outro tem o poder..e etc etc etc.
Eu não quero ficar com essa sensação que estou depois de saber dessa historia de amor tal e qual tantas que andam por ai..... a sensação de que sempre faltou tempo para fazer ou dizer algo...... que qdo o amor é assim tão intenso vai sempre acontecer algo que acabe com ele..... Tenho medo!!!!E eu sei que o medo paralisa... embaralha as ideias.. confunde os sentimentos...... traz ansiedade... mas tenho medo!!!
Tenho medo de não ter tempo.... de não usufruir o qb o amor que sinto.... de perder uma felicidade que ainda não me chegou mas o dia que me chegar há de ser imensa e intensa... Tenho medo!!!!!!
Afinal o que mexia tanto comigo da historia desse pacifista denominado agora depois de morto "Herói Mundial".... era o amor....... o amor que eu nem sabia que ele tinha..... mas que foi ceifado abruptamente por terroristas que de certeza foram amados qdo crianças.... mas em nomedo amor a uma facção politica ou religiosa destroem... matam... por amor!
O amor tem mesmo inumeras facetas.... umas nem tanto poeticas e romanticas.... mas infelizmente o mundo ainda não sabe que o amor deveria só trazer o Bem... só deveria trazer satisfação.. alegria... paz....... mas parece que até os apaixonados que amam o amor verdadeiros estão fadados a tristeza e ao sofrimento.
Ele em outro plano vai continuar amando a sua argentina colega de trabalho na ONU..... ela talvez continue a amar por um tempo.... é jovem..... vai transformar esse amor em carinho... vai transformar essa dor em saudade.... e vai continuar a vida.... esbarrando em outros amores mais ou menos intensos que teve de Sergio Vieira de Mello... mas vai continuar a vida.... pq assim tem que ser!!!
Ele vai continuar.. em outra dimensao... tvz sentindo lá a verdadeira essencia do amor....... Em uma entrevista SVM se dizia perdidamente apaixonado e preferia estar assim.. sentindo esse frisson que só o amor dá as pessoas... do que estar a espera que acabassem os anos que lhe restavam.
Restavam poucos infelizmente..... ele não sabia..... ainda bem! Mas viveu apaixonadamente um novo amor...... nao teve medo..... não teve receio de se expor...... que pena....... o mundo fica não só empobrecido pela perda de uma pessoa que cultivava a paz...... mas muito mais pobre pela perda de uma verdadeira historia de amor!
Eu tb quero viver assim....... não quero estar a espera só que passem os anos que me restam... não quero ver a vida passar pela janela.... quero amar...... em todos os sentidos e no verdadeiro sentido do Bem!
Mas continuo a ter medo....... da falta de tempo...... da falta das palavras...... da falta dos gestos...... muito medo!!!!

Beijos minha amiga com muito muito amor
:))))))))))))):*****************************************************
Marcia

(Miga... tive que dar espaço nas reticências e tirar uns asteriscos no final... mas foi só por causa da "largura" do Blog... já que ele é limitado, coitado! Amiga... medo... também eu tenho... todos temos... poucos o enfrentam! Um beijo por existires e outro por não teres sido inventada ou isso...)