sexta-feira, outubro 31, 2003

A Voz do Operário... tábem abelha!!!

A "candidada" a cunhada é professora e foi colocada este ano lectivo na "Sociedade de Instrução e Beneficiência A Voz do Operário".
Para meu espanto (eu vivo espantada com a merda do País em que vivemos, pois é), ela contou-me que, ontem (5ª feira) iria cumprir o horário na Escola, mas sem alunos. Tinham convocado uma greve do pessoal auxiliar e assim sendo, não ia haver alunos para dar aulas.
Bem, primeiro não era bem uma greve, era uma manifestação, pois... por acaso apanhei a notícia na TV de esguelha, merda!
E o que é que isto tem de especial?
Tem que os professores ficaram a saber disto tudo, através de um folheto entregue pelo pessoal auxiliar, que diz o seguinte:

"Sociedade de Instrução e Beneficiência A Voz do Operário

Greve dia 30 de Outubro de 2003

Aos Pais e Encarregados de Educação

Como é do conhecimento público, a CGTP e a Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública convocou uma greve para o próximo dia 30 de Outubro de 2003, a que os trabalhadores da Voz do Operário decidiram aderir.

Embora sabendo que esta situação cria incómodos e dificuldades aos Encarregados de Educação, somos à mesma completamente alheios, não restando qualquer alternativa, já que não nos será possível assegurar vários serviços que se encontrarão encerrados.

Assim, e porque não temos garantias em relação ao funcionamento de qualquer serviço, solicitamos aos Encarregados de Educação que não enviem nesse dias os alunos à escola.

Pedindo desculpa pelo sucedido, e agradecendo a vossa compreensão

A Direcção"

Peço que leiam atentamente o texto, que para além de conter um erro: "nesse dias", nem assinado vinha!
Agora os meus preciosos (serão pérolas a porcos, mas enfim...)comentários:
1 - Os professores não foram "perdidos nem achados" nisto tudo. Porquê? Porque ficaram a saber disto, pelo monte de cartinhas que, o pessoal auxiliar lhes entregou para distribuirem pelos alunos!
2 - Os professores contratados que, se apresentaram ao serviço, porque senão iriam perder 45 euros no vencimento (que já é uma fortuna, ainda mais para quem não tem um horário completo), tiveram que cumprir o mesmo horário à porta da Escola, ao frio e à chuva!
3 - Foi feito um telefonema ao Director desta Instituição que tem outra funções na Junta de Freguesia e o mesmo nem se dignou atender!
4 - Um funcionário entrou na Escola e pediu desculpa aos professores por não os poder deixar entrar!
5 - Os professores não são considerados trabalhadores, porque não foram informados de nada!
6 - Dizem que são alheios à situação mas sabem que criaram incómodos e dificuldades dos Encarregados de Educação e ainda afirmam que não lhes resta alternativa. Afinal quem manda neles? Pergunto eu!
7 - "...solicitamos.... que não enviem nesse dias os alunos à escola". Eu sou Encarregada de Educação e não "envio" a minha filha para lado nenhum. Ela não é uma coisa, é uma pessoa!
8 - É isto uma Instituição de Utilidade Pública desde 1925 e Instituição Particular de Solidariedade Social desde 1983!
9 - E nem uma assinatura no documento? Mas, onde vivemos nós afinal? Numa República das Bananas ou dos Bananas?

Porque será que eu tenho cada vez mais a sensação que não passamos de marionetes?
Será que as pessoas já não interessam para nada?
Já teremos chegado ao momento em que apenas somos um número e como número só servimos para aumentar ou diminuir determinado SISTEMA?

Resultado: A "candidata" a cunhada já andava constipada, com isto tudo só ficou pior!!!! O grande problema é que nem pode reclamar porque está apenas a contrato!!! Se fica doente ao ponto de não poder dar aulas, quem é que se vai importar com isso???
Pois é... eu importo-me e acho indecente a forma como os professores contratados foram tratados!!!
Fica aqui o meu protesto!!!
Já venho!